ScadaBR 1.1 com Ubuntu, Java8, Tomcat8 e MariaDB

O ScadaBR, tem por padrão o Derby como banco de dados. só que dependendo do projeto, precisamos de um banco de dados com mais capacidade, foi por isso que ensinei como ja instalar com o mysql. O arquivo web inf tem todos os recursos necessarios para o scadabr funcionar com mysql. O arquivo que disponibilizei ja tem esses recursos funcionais pro mysql.
A comunicação do modbus ip, com o scadabr no servidor, creio que será atraves de um publisher em um scadabr local onde voce vai configurar o modbus ip e pelo publisher mandar os valores dos datapoints para o servidor. Favor me corrijam se eu estiver errado @dcimelite, @fabiodurao

O arquivo WEB-INFO não esta mais disponível no dropbox

404: Page not found – the page https://goo.gl/r3atDB1 does not exist.

alguém sabe onde encontra-lo ?

Corrigido já!

https://goo.gl/r3atDB

1 curtida

Boa tarde Jonathan!

Segui seu tutorial no youtube com um cartão SD formatado, parabéns pelo vídeo inclusive, muito bem feito!
Ao invés de utilizar os serviços do AWS, utilizei um raspberry pi.

Porém, continuo com o mesmo problema!
Quando tento acessar o raspberry pelo navegador, continuo com a mesma mensagem de 404 que postei algumas mensagens acima!

Por favor, se souber a solução, me ajude por favor!
Estou com um prazo curto de desenvolvimento no momento.

Agradeço pela atenção!
Um abraço.

Como posso consertar esse erro de permissão do tomcat?

Veja que usuário é dono da pasta ScadaBR
sudo chown -Rv tomcat8:tomcat8 *

Onde a palavra tomcat8 é o nome do dono da pasta.

Tentei executar esse comando novamente e mesmo assim o problema persiste.

Perdão pela ignorância para com o tema e obrigado pela paciência hahaha

Formatarei o SD e começarei do zero, dessa vez aplicando o seu método, do java e tomcat versão 6.

Assim que finalizar, reportarei aqui o resultado!

Ola Boa Tarde, alguem poderia me dizer se este tutorial também funciona para a versão 1.0 CE?

Deveria funcionar. Que link vc usa para baixar esta versao?

Estou usando o link oficial do site, a instalação ocorre tudo certo, o tomcat funciona perfeito, porém quando vou acessar o scada ele só retorna erro 404, ocorreu este mesmo problema no windows, eu estava utilizando o tomcat6 e java 6 no windows, e estava funcionando perfeitamente, de repente parou de funcionar, e mesmo após reinstalar tudo, só apresentava o erro 404, de http error.

Aonde que baixa a versão 1.1 do ScadaBR? Não achei no sourceforge

Olá turma!

vou responder algumas dúvidas,

No raspberry pi eu nunca cheguei a testar, e assim que possível eu testarei. Conheço pessoas que tiveram sucesso na instalação dele. Em que passo está o erro, detalhe mais pra eu poder ajudar.

O tutorial funciona pra versão 1.1, para a versão 1.0 recomendo instalar java 6 e tomcat6

A versão 1.1 só foi disponibilizada para quem ja fez o curso.

Mexi alguns palitos aqui no método de instalação e consegui instalar adequadamente, porém não consigo acessar o ScadaBR pois fico preso na página de autenticação do servidor, já que nenhuma combinação de usuário e senha parecem estar funcionando.

No processo de criação do banco de dados fiz exatamente igual ao jonathan, de forma que pudesse utilizar o WEB-INF modificado que foi disponibilizado pelo dropbox. Após checar o env.properties, pude notar que as informações parecem estar de acordo com o esperado, portanto não sei o motivo pelo qual o login não está sendo realizado.

@Rafael_Eufrazio este usuário e senha está pedindo no raspberry? ou no AWS?

Fala jonathan, tudo bom?

Isso aí acima eu dei mole mesmo, tava usando o IP do modem hahaha

Tentei aqui com o IP certo e acabou no mesmo erro 404.

Já tentei com java 6 e java 8, com os métodos seus e do Wagner, sem sucesso.

Realmente não faço ideia do que fazer!

Estou anexando abaixo todos os logs do ScadaBR nas tentativas de acesso, caso seja útil.

https://drive.google.com/file/d/0BxssVv_Vb0DOQjh6MUtDMzZKVUE/view?usp=sharing

@Rafael_Eufrazio

Cara pro Raspberry eu nunca tive experiência, e assim que possível eu aprenderei.
A minha instalação foi pro servidor AWS com instância Ubuntu.

pro raspberry eu vou disponibilizar alguns instaladores pra você. Ai está a versão do java 6 que deu certo, meu único problema foi em achar o tomcat6. Não consegui baixar o instalador, porque fizeram alguma coisa no site que não da pra baixar mais.
Mas nesta pasta tem até mais do que só o que te permite fazer o ScadaBR funcionar. Desejo sucesso!
Quando conseguir o raspberry e instalar o ScadaBR nele, eu te falo.

https://goo.gl/SgDuuZ

Muito obrigado por disponibilizar todos esses arquivos!
Tentarei instalar com eles.

Tenho, porém, duas dúvidas:

  • O java6 funciona normalmente em conjunto com o tomcat7?
  • Se eu instalar o ubuntu no raspberry, espera-se que a instalação padrão passe a funcionar?

Novamente obrigado pela ajuda!

Bom dia Scadistas!Quanto ao java 6 com tomcat 7 não sei se irá funcionar. Eu não achei o instalador do tomcat6. Tentei por tudo baixar mas o site não está facilitando. Apelo à comunidade, para disponibilizar o tomcat 6.
Quanto ao ubuntu no raspberry, eu não vou falar que funciona pois nunca testei, mas instalando da maneira correta deve funcionar. Agora não sei se a minha maneira, pro raspberry, é a correta. Pra te falar 100% certeza eu preciso testar, o que por enquanto não é possível.

1 curtida

@dcimelite obrigado pelo material.
Após a conclusão do tutorial, quando faço o deploy do .war o ScadaBR não sobre dado o seguinte erro (no manager do tomcat):

FAIL - Application at context path /ScadaBR could not be started
FAIL - Encountered exception org.apache.catalina.LifecycleException: Failed to start component [StandardEngine[Catalina].StandardHost[localhost].StandardContext[/ScadaBR]]

Alguém consegue me dar uma dica para subir o ScadaBR?
(Estou usando um servidor Ubuntu 16LTE)

Valeus!!