Segue pequeno tutorial para podem instalar o ScadaBR 1.1 em uma máquina baseada em Ubuntu.
Já testei com sucesso esse procedimento em várias aplicações inclusive em uma máquina virtual na nuvem da Amazon, EC2 Ubuntu Server 16.04
Convido aos amigos a criarem um Tutorial de implantação e acesso a VM na Amazon ou os interessados podem procurar no google, tem diversos tutoriais e videos explicando.
Não se esqueçam que é necessário criar uma senha de root para poder usar os comando abaixo.
Vamos ao tutorial:
Conectar ao servidor via ssh (recomendo o Putty)
sudo su #dá permissão de root para o usuário.
apt-get update
apt-get install mariadb-server # instala o BD via repositório padrão do Ubuntu.
A senha root do MariaDB é a mesma do usuário root do sistema.
mysql -p
digitar a senha de root
create database scadabr;
CREATE USER ‘scadabr’ IDENTIFIED BY ‘scadabr’;
GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;
quit;
add-apt-repository ppa:webupd8team/java
apt-get update
apt-get install oracle-java8-installer
apt-get install tomcat8
apt-get install librxtx-java
chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/
mkdir /var/lib/tomcat8/bin
chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/bin
gpasswd -a tomcat8 dialout
Fazer a transferência / download do arquivo war.
#service tomcat8 stop
Transferir o arquivo war para a pasta webapps
mv ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/
#service tomcat8 start
Importante, meu arquivo war já está configurado para mysql. O padrão vai executar com Derby.
*Para converter o padrão siga as instruções do site.
Olá boa noite
Posso estar errado, mas voce deve estar tentando conectar um dispositivo local, em um servidor na nuvem. Libera no seu roteador a porta 502, pra que o dispositivo seja acessado pela nuvem.
Minha configuração ficou assim para a porta 502:
Desculpe aí, mas saco pouco de redes. Eu somente tô lendo um sensor com o ESP8266 (plaquina da bintechnology). No Windows funcionou tranquilo, mas aqui no Ubuntu ainda não… Não sei se tem alguma configuração a mais pra fazer na rede…
@Thiago_Melo eu ainda não coloquei o Esp8266 no ubuntu server, essa semana eu vou testar, ainda nao tive tempo, e nao consegui testar. Creio que no aws vc tem que abrir a porta 502 também para comunicação.
na instancia va em
security groups no item relacionado a sua instancia
Em inbound
Configure a porta 502 conforme configurou pro modem. Pro modem serve pra local, na configuração de instância serve para o servidor.
Lembrando que, ainda não testei isso. Eu testarei essa semana e posto o resultado aqui.
Segui todos os passos, e no entanto não foi instalado com sucesso.
Eu já instalei o ScadaBR no ubuntu no passado e não encontrei problemas… Mas agora fui reinstalar no Ubuntu e muita coisa (como a documentação) que tinha foi tirado do site, inclusive não acho o download da versão 1.1. É necessário compilar a versão 1.1? Só achei download até o 0.9.
Além disso o Tomcat não consegue inicar o ScadaBR. Dá o erro:
FAIL - Application at context path /ScadaBR could not be started
A versão 1.1 é uma versão beta exclusiva de quem fez o curso de ScadaBR por enquanto. Um teste que eu não fiz ainda seria usar a versão disponibilizada no site scadalts, eu acredito que essa seja a versão 1.1 do ScadaBR
ls -lha /var/lib/tomcat8/webapps
drwxr-xr-x 2 tomcat8 tomcat8 4,0K jun 19 19:21 teste
drwxr-xr-x 3 tomcat8 tomcat8 4,0K jun 19 18:55 ROOT
-rw-r–r-- 1 tomcat8 tomcat8 37M out 17 2011 ScadaBR.war
#service tomcat8 start
espero alguns segundos, vejo que a pasta ScadaBR foi criada com sucesso
contudo, ao abrir no navegador o scadabr o resultado é: http://ip_maquina:8080/ScadaBR
HTTP Status 404 - /ScadaBR
type Status report
message /ScadaBR
description The requested resource is not available.
Apache Tomcat/8.0.38 (Ubuntu)
Não tenho ideia do que fazer, eu criei uma pasta chamada teste e coloquei um index.jsp que só tem uma tag de texto que funciona como deveria. a pasta ROOT tambem funciona como esperado.
Preciso de uma ajuda, pois não compreendo o que esta acontecendo, pois repeti o processo em 4 computadores diferentes com o mesmo conjunto ubuntu server e tomca8 e obtenho o mesmo resultado.
Boa tarde pessoal, estou tendo o mesmo problema que o amigo acima, e não sei o que fazer. Não possuo muito conhecimento em redes, portanto não sei dizer exatamente do que se trata.
Qualquer opinião será de grande ajuda!
Segue abaixo uma imagem do problema:
Pessoal desculpem pela demora, ando ocupado
amanhã eu vou gravar um vídeo completo desde a criação do amazon aws até a instalação completa do scadabr, e ja aproveito pra retestar. eu vou postar aqui. Já atualizo o tutorial também
O tutorial só foi testando com a versão 1.1, acredito que versão do site somente funcione no Java6, Tomcat6.
O erro de página não encontrada é normalmente causada por erro de permissão do Tomcat.
Como havia falado antes, segui seu tutorial e consegui instalar tranquilo o ScadaBR 1.1 no Ubuntu 16.04 em meu Notebook. No entanto, ainda não consegui fazer leituras via modbus TCP/IP.
Você fez uma observação (que só agora percebi e não entendi muito bem…) com relação ao banco de dados informando que o padrão é o Derby. Segue sua observação:
" Importante, meu arquivo war já está configurado para mysql. O padrão vai executar com Derby. Para converter o padrão siga as instruções do site. "
Esse foi o único procedimento que não fiz… Fico no aguardo , amigo.