ScadaBR 1.1 com Ubuntu, Java8, Tomcat8 e MariaDB

Olá amigos.

Segue pequeno tutorial para podem instalar o ScadaBR 1.1 em uma máquina baseada em Ubuntu.
Já testei com sucesso esse procedimento em várias aplicações inclusive em uma máquina virtual na nuvem da Amazon, EC2 Ubuntu Server 16.04

Convido aos amigos a criarem um Tutorial de implantação e acesso a VM na Amazon ou os interessados podem procurar no google, tem diversos tutoriais e videos explicando.

Não se esqueçam que é necessário criar uma senha de root para poder usar os comando abaixo.

Vamos ao tutorial:

Conectar ao servidor via ssh (recomendo o Putty)

sudo su #dá permissão de root para o usuário.

apt-get update

apt-get install mariadb-server # instala o BD via repositório padrão do Ubuntu.

A senha root do MariaDB é a mesma do usuário root do sistema.

mysql -p

digitar a senha de root

create database scadabr;

CREATE USER ‘scadabr’ IDENTIFIED BY ‘scadabr’;

GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;

quit;

add-apt-repository ppa:webupd8team/java

apt-get update

apt-get install oracle-java8-installer

apt-get install tomcat8

apt-get install librxtx-java

chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/

mkdir /var/lib/tomcat8/bin

chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/bin

gpasswd -a tomcat8 dialout

Fazer a transferência / download do arquivo war.

#service tomcat8 stop

Transferir o arquivo war para a pasta webapps

mv ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/

#service tomcat8 start

  • Importante, meu arquivo war já está configurado para mysql. O padrão vai executar com Derby.

*Para converter o padrão siga as instruções do site.

3 curtidas

Muito bom!

Obrigado @dcimelite!!!

Ganhou emblema de Colaborador pelo Tutorial Feito.

Coloquei o seu tutorial no site do Scadabr com link para seu perfil aqui do fórum
http://www.scadabr.com.br/index.php/2017/06/06/scadabr-1-1-com-ubuntu-java8-tomcat8-e-mariadb/

Abrç.

Olá, boa tarde

tenho dicas aqui para a instalação do ScadaBR no linux.

@dcimelite Te agradeço por toda atenção e e a todos os amigos do ScadaBR que me ajudaram a instalar, com várias dicas.

Primeiro o java 6 e 7, saíram da oracle pra dar espaço ao 8. então não tentem instalar os anteriores pois vai dar problema.

o tomcat 8 ja funciona com java 8 e muito bem.

#sudo su #da permissao de root para o usuario

add-apt-repository ppa:webupd8team/java

apt-get update

#apt-get install mariadb-server # instala o servidor via repositorio padrao do Ubuntu.

A senha root do Mariadb é a mesma do usuário root do sistema.

mysql -p

digitar a senha de root

create database scadabr;

CREATE USER ‘scadabr’ IDENTIFIED BY ‘scadabr’;

GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;

quit;

apt-get install oracle-java8-installer

apt-get install tomcat8

apt-get install librxtx-java

chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/

mkdir /var/lib/tomcat8/bin

chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/bin

gpasswd -a tomcat8 dialout

Fazer a transferencia / download do arquivo ScadaBR.war.

#service tomcat8 stop

Tranferir o arquivo war para a pasta webapps

mv ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/

entre na pasta ScadaBR criada em webapps troque a pasta webinfo por esta pasta disponibilizada no download abaixo

https://goo.gl/r3atDB

isto corrige todo problema relacionado ao banco de dados para evitar qualquer conflito

#service tomcat8 start

no navegador: seuip:8080/ScadaBR , para o caso de ser um servidor usar o IPv4 Public IP

2 curtidas

Jonathan,

Testei aqui no Ubuntu 16.04 e funcionou legal. Valeu pela dica.

Abraço.

Fico feliz em ter ajudado! Muito sucesso meu amigo!

Jonathan,

Tô pegando o seguinte erro :

-------> Não há rota para o host (Host unreachable)

Como você já testou antes, tem alguma dica na configuração de rede no Linux? Tô usando Modbus IP… Valeu.

Olá boa noite
Posso estar errado, mas voce deve estar tentando conectar um dispositivo local, em um servidor na nuvem. Libera no seu roteador a porta 502, pra que o dispositivo seja acessado pela nuvem.
Minha configuração ficou assim para a porta 502:

Onde Host é o IP do seu servidor na nuvem.

1 curtida

Jonathan, boa noite,

Desculpe aí, mas saco pouco de redes. Eu somente tô lendo um sensor com o ESP8266 (plaquina da bintechnology). No Windows funcionou tranquilo, mas aqui no Ubuntu ainda não… Não sei se tem alguma configuração a mais pra fazer na rede…

Valeu.

@Thiago_Melo eu ainda não coloquei o Esp8266 no ubuntu server, essa semana eu vou testar, ainda nao tive tempo, e nao consegui testar. Creio que no aws vc tem que abrir a porta 502 também para comunicação.

na instancia va em
security groups no item relacionado a sua instancia
Em inbound
Configure a porta 502 conforme configurou pro modem. Pro modem serve pra local, na configuração de instância serve para o servidor.

Lembrando que, ainda não testei isso. Eu testarei essa semana e posto o resultado aqui.

Blz,

A gente vai se falando. Valeu!

Fala Jonathan,

Vou iniciar os testes em breve com suas dicas. Essa semana entro de férias na faculdade aí fica mais tranquilo.

Valeu.

Tamo junto! boa semana!

Olá

Segui todos os passos, e no entanto não foi instalado com sucesso.

Eu já instalei o ScadaBR no ubuntu no passado e não encontrei problemas… Mas agora fui reinstalar no Ubuntu e muita coisa (como a documentação) que tinha foi tirado do site, inclusive não acho o download da versão 1.1. É necessário compilar a versão 1.1? Só achei download até o 0.9.

Além disso o Tomcat não consegue inicar o ScadaBR. Dá o erro:

FAIL - Application at context path /ScadaBR could not be started

Abraços.

A versão 1.1 é uma versão beta exclusiva de quem fez o curso de ScadaBR por enquanto. Um teste que eu não fiz ainda seria usar a versão disponibilizada no site scadalts, eu acredito que essa seja a versão 1.1 do ScadaBR

Boa noite a todos, eu executei este tutorial a algum tempo e tudo funcionava bem, contudo, ao instalar numa nova maquina ubuntu server 17.04

todos os comandos do tutorial funcionam corretamente. Contudo, ao iniciar o scadabr
baixado de:
https://ufpr.dl.sourceforge.net/project/scadabr/Software/WAR/ScadaBR%200.9.1/ScadaBR.war

Eu faço a sequencia:

#service tomcat8 stop
wget https://ufpr.dl.sourceforge.net/project/scadabr/Software/WAR/ScadaBR%200.9.1/ScadaBR.war
cp /tmp/ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps

ls -lha /var/lib/tomcat8/webapps
drwxr-xr-x 2 tomcat8 tomcat8 4,0K jun 19 19:21 teste
drwxr-xr-x 3 tomcat8 tomcat8 4,0K jun 19 18:55 ROOT
-rw-r–r-- 1 tomcat8 tomcat8 37M out 17 2011 ScadaBR.war

#service tomcat8 start

espero alguns segundos, vejo que a pasta ScadaBR foi criada com sucesso

contudo, ao abrir no navegador o scadabr o resultado é:
http://ip_maquina:8080/ScadaBR

HTTP Status 404 - /ScadaBR

type Status report

message /ScadaBR

description The requested resource is not available.
Apache Tomcat/8.0.38 (Ubuntu)

Não tenho ideia do que fazer, eu criei uma pasta chamada teste e coloquei um index.jsp que só tem uma tag de texto que funciona como deveria. a pasta ROOT tambem funciona como esperado.

Preciso de uma ajuda, pois não compreendo o que esta acontecendo, pois repeti o processo em 4 computadores diferentes com o mesmo conjunto ubuntu server e tomca8 e obtenho o mesmo resultado.

1 curtida

Boa tarde pessoal, estou tendo o mesmo problema que o amigo acima, e não sei o que fazer. Não possuo muito conhecimento em redes, portanto não sei dizer exatamente do que se trata.

Qualquer opinião será de grande ajuda!
Segue abaixo uma imagem do problema:

Pessoal desculpem pela demora, ando ocupado
amanhã eu vou gravar um vídeo completo desde a criação do amazon aws até a instalação completa do scadabr, e ja aproveito pra retestar. eu vou postar aqui. Já atualizo o tutorial também

O tutorial só foi testando com a versão 1.1, acredito que versão do site somente funcione no Java6, Tomcat6.
O erro de página não encontrada é normalmente causada por erro de permissão do Tomcat.

Att.

José Luiz Vieira

Monitoramento de datacenter

Boa noite, meu primeiro vídeo pro youtube!
Sei que preciso melhorar muito, mas fiz para ajudar desde a criação de conta do AWS até acesso ao ScadaBR

sudo su da permissao de root para o usuário

add-apt-repository ppa:webupd8team/java

apt-get update

apt-get install mariadb-server # instala o servidor via repositorio padrao do Ubuntu.

A senha root do Mariadb é a mesma do usuário root do sistema. Pode acontecer de não precisar da senha para o BD.

mysql -p

digitar a senha de root

create database scadabr;
CREATE USER ‘scadabr’ IDENTIFIED BY ‘scadabr’;
GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;
quit;

apt-get install oracle-java8-installer
apt-get install tomcat8
apt-get install librxtx-java
chown tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/
mkdir /var/lib/tomcat8/bin
gpasswd -a tomcat8 dialout

service tomcat8 stop

Fazer a upload do arquivo ScadaBR.war, disponibilizado na internet (Dropbox - File Deleted - Simplify your life). Fazer upload para pasta /home/ubuntu e depois mover.

Caso não esteja, para entrar na pasta use o comando cd: cd /home/ubuntu

mv ScadaBR.war /var/lib/tomcat8/webapps/

entre na pasta ScadaBR criada em webapps troque a pasta webinfo por esta pasta disponibilizado no link Dropbox - File Deleted - Simplify your life

isto corrige todo problema relacionado ao banco de dados para evitar qualquer conflito

service tomcat8 start

no navegador: seuip:8080/ScadaBR

1 curtida

Jonathan, boa tarde,

Como havia falado antes, segui seu tutorial e consegui instalar tranquilo o ScadaBR 1.1 no Ubuntu 16.04 em meu Notebook. No entanto, ainda não consegui fazer leituras via modbus TCP/IP.

Você fez uma observação (que só agora percebi e não entendi muito bem…) com relação ao banco de dados informando que o padrão é o Derby. Segue sua observação:

" Importante, meu arquivo war já está configurado para mysql. O padrão vai executar com Derby. Para converter o padrão siga as instruções do site. "

Esse foi o único procedimento que não fiz… Fico no aguardo , amigo.

Valeu!