Scada BR para após 5:20h de funcionamento

Desenvolvi uma aplicação utilizando driver Modbus e SNMP. Tudo funciona normal. Porém, após 5:20h de funcionamento aparece erro “Sem internet” no browser. Já testei no IE e Chrome. Alguém já passou pelo mesmo problema?!

Estou enfrentando o mesmo problema, mas após 17 horas de operação meu scadabr pára. Se eu reiniciar o tomcat novamente, isso será corrigido. Mas não consigo reiniciar o tomcat todas as vezes, você poderia resolver o problema?

Pessoal, o ScadaBR pode cair por diversos motivos.
Seria interessante verificar na pasta logs as últimas mensagens antes de ocorrer o evento da queda do ScadaBR.

Estão usando Windows/Linux? MySQL ou Derby?
Eu criei um script no linux que serve como watchdog do sistema. Ele verifica a cada 10 minutos se uma página do tomcat response corretamente. Caso contrário ele reinicia o ScadaBR. Posso fornecer se acharem útil.

Eu costumo pegar erros da queda do ScadaBR quando por exemplo tenho Scripts do scadaBR com mensagens de erro que vão acumulando, as vezes é falha num datapoint que gera volume demais e o banco de dados fica ocupado gravando o tempo todo. Isso eu vi via htop no linux pois o processo do banco de dados tinha um consumo absurdo de memória…

Poste as mensagens de erro momentos antes de cada vez que trava para avaliar o que aconteceu e propor soluções.

Olhe na pasta logs do tomcat pelos arquivos catalina.out e mango.log. eles são valiosos neste momento

1 curtida

posso passar esses arquivos catalina.out e mango.log? então você me ajuda. Por outro lado, gostaria de migrar do windows para o linux para o meu scadabr e ver se funciona melhor. Você pode me ajudar com isso?

1 curtida

Eu particularmente não recomendo uso de ambiente Windows para ScadaBR… existem “mil” coisas que podem fazer um windows ter que reiniciar, travar, parar de responder…

Colocando o ScadaBR pra rodar em um servidor linux, dá muito trabalho geralmente, mas depois que roddr, não trava mais. Tenho ScadaBR rodando a mais de ano sem interrupção…

Você tem algum tutorial para que eu possa instalar meu scadabr no linux?
qual versão do Ubuntu? qual java, tomcat, etc? obrigado pela ajuda.
Você não tem telegrama para falar?

Olá @c_michi, Se seu sistema não esta em produção, pode tentar migrar para a imagem do VirtualBOX do ScadaLTS que disponibilizei aqui no fórum.

Para instalar o ScadaBR no Linux, depende da distro que esta usando e qual versão do ScadaBR voce usa. Para o Scada 0.9 use o Java6, Tomcat6. Para o Scada 1.1 use o Java7 e tomcat7.

Para os dois sistemas, recomendo o uso do Mysql 5.7

A unica complicação de instalar o ScadaBR no Linux é a instalação do Java que deve ser de forma manual, pois infelizmente, como o Java é um programa fechado (exceto o OpenJDK) as distros são resistentes ao seu uso e usam repositórios externos que só permitem instalar versões atuais do Java.

Você pode mandar os logs para avaliação. Olhe sua caixa de mensagens aqui no fórum.

O java6 e 7 para Linux ou Windows voce não acha fácil, precisa entrar num site do archive.oracle, criar um login para baixar versões antigas do Java.

Para baixar o Java 6 ou 7 na oracle, vá no link abaixo:
https://www.oracle.com/java/technologies/oracle-java-archive-downloads.html

ele vai redirecionar para o archive.oracle, onde deverá criar um login e senha para acesso.

Para instalar o java manualmente no Linux, descompacte o arquivo que foi baixado e depois configure o ambiente do sistema para reconhecer o java. Contudo, o Linux é um sistema muito mais seguro que o Windows e portanto requer alguns passos adicionais… Primeiro, voce deverá virar administrador do sistema para instalar e configurar coisas…

Caso não tenha familiaridades com o usuário root, é recomendável voce continuar no Windows. Para isso, instale o ScadaBR numa máquina exclusiva para isso.

Caso ainda assim queira usar o linux, o Link abaixo é para o script que escrevi a alguns anos atrás, olhe os comandos e só execute os se compreender o que o comando faz, caso duvide, pergunte aqui ou me chame pvt.

Minha dica é migrar seu sistema para o ScadaLTS. Não sei o tamanho da sua aplicação, mas refazer ela no ScadaLTS seria melhor do que importar, pois você já tem a aplicação e sabe como ela funciona, logo pode já ir otimizando e corrigindo o que não esteja confiável.