Planta Didática Smar com ScadaBR (+Tutoriais)

Olá a todos da comunidade ScadaBR.

Sou aluno de Eletrotécnica na ETEC Dr. Demétrio Azevedo Junior, na cidade de Itapeva/SP. Na nossa escola temos uma Planta Didática PD3 da Smar. Durante esse segundo semestre de 2020 estive desenvolvendo um projeto (que eu batizei de Projeto Caracol) para integrar essa Planta a um sistema supervisório, além de realizar algumas manutenções na mesma.

Para realizar esse projeto, escolhi o ScadaBR como sistema supervisório (entre outras coisas pelo fato de ser gratuito e não possuir limites de tempo/datapoints) e comecei a aprender mais sobre ele e sobre o funcionamento da Planta Didática em si. Por fim, estabeleci como um dos objetivos do projeto gerar alguma documentação sobre o processo de uso da Planta com o ScadaBR.

Agora, como uma forma de compartilhar esse conhecimento adquirido e também para retribuir aos criadores do ScadaBR e à comunidade do fórum, estou disponibilizando o material que produzi, sob licenças que permitem reutilização (MIT / GPL 2.0 / Creative Commons BY-NC 4.0). São documentos, imagens e, principalmente, vídeos (cerca de 8 horas), nos quais eu detalho o processo desde a instalação dos programas à criação das telas do supervisório com o ScadaBR.

Os links para download do material são os seguintes (todos levam ao mesmo arquivo .zip):

Download via Google Drive
is.gd/projetocaracol1 ou tinyurl.com/projetocaracol1
Download via OneDrive
is.gd/projetocaracol2 ou tinyurl.com/projetocaracol2
Download via MEGA
is.gd/projetocaracol3 ou tinyurl.com/projetocaracol3

Parabéns pelo projeto. Quanto mais usuários do ScadaBR, melhor…