Eu não consegui fazer a instalação doScadaBR usando o Raspbian Lite. Tentei fazer pois eu só tinha um cartão de 8GB e a imagem que vc postou no inicio do topico possui 16GB. Nessa eu falhei com propriedade kkkkkkk.
Depois é só reiniciar o tomcat7 (service tomcat7 restart) e tentar acessar. O primeiro acesso deve demorar um pouco, cheque com o comando htop se há processos do java e do tomcat rodando.
O Java é o 7 com o tomcat7
Pra funcionar o modbus serial é só usar a jogada que eu ensinei antes do mbusd
A versão da imagem é a buster lite, ou seja, não há interface gráfica.
Até tem como você instalar a interface gráfica e rodar o navegador no próprio rpi pra mostrar as informações, mas eu acredito que ficará bem lento.
De outra forma se você usar apenas como servidor para pequenas aplicações deve funcionar bem, é só digitar o ip_do_rpi:8080/ScadaBR no navegador que funcionará sem problemas.
Entao pessoal. Nao usem o scadaBR numa rasp com interface grafica.
Apesar do Linux ser mais enxuto q o windows. Fica lento assim mesmo. Interface grafica consome muitos recursos da CPU. Por isso servidores linux de um modo geral nao vem com interface grafica. Se vc quer cuidar de servidor com mouse eh melhor comprar um pc industrial e windows.
Em tempo. Quando falo q interface grafica consome muito recurso… Falo tanto windows linux mac… Quando vc tem um sistema sem interface grafica. Vc nao desperdiça memoria e cpu com rotinas de tratamento do mouse. Desenho de cursor, icones, janelas…
Saiu a Rasp4 com duas HDMI e uma CPU mais rapida com mais memoria. Até testaria para ver se vira.
Parabens novamente pela imagem para rasp sem interface grafica. O scada roda mais soltinho sem dividir cpu com mouse e servidor grafico
Consegui fazer funcionar aqui essa sua imagem. Eu estava fazendo errado alguns comandos. Agradeço pela sua ajuda e por disponibilizar essa iso.
Uma outra coisa… Se você souber e puder me auxiliar no seguinte caso.
Dentro do ScadaBR em ‘Representação Gráfica’ (RG), eu crie uma R.G. com o nome ‘Botão_LED’ (Um exemplo básico para saber se estava tudo funcionado). Em ‘Componentes’ eu criei um ‘GIF binário’ e adicionei uma imagem de botão ON/OFF, e fiz os procedimentos corretamente, salvei e tudo mais… De volta na R.G. eu altero manualmente para 0 (Desligar o LED) e 1 (Ligar o LED) e vejo fisicamente o led em funcionamento.
Enfim, aonde eu quero chegar… Teria como fazer um modo de eu Clicar no Botão ON/OFF, em sua respectiva imagem, e o LED, por exemplo, acender? Entendeu o que quis dizer?
E você sabe como fazer isso?
Agradeço pela sua atenção!
E caso algum outro amigo do forum souber, e puder me ajudar, eu agradeço!