Habilitar som no ScadaBR sem o Adobe Flash

Como vocês já devem saber o plug-in Adobe Flash deixou oficialmente de receber suporte em 31 de dezembro de 2020, e será removido da maioria dos navegadores atuais.

Infelizmente, a versão do soundmanager2 incluída atualmente no ScadaBR está desatualizada. O soundmanager2 é um script utilizado no ScadaBR para gerar os sons de alarmes, e, estando desatualizado, faz o ScadaBR exigir o uso do Flash para gerar áudio mesmo nos navegadores mais modernos, que não necessitariam usar o plug-in.

Por isso, nesse tutorial nós vamos ver como atualizar o soundmanager2, para que o áudio do ScadaBR funcione corretamente mesmo após o fim do Adobe Flash.
(Pelo que eu andei conferindo, este tutorial também funciona com o Scada-LTS, que por enquanto parece também estar usando uma versão antiga do soundmanager2)

Atualizando o SoundManager2

  • A primeira coisa a se fazer é baixar a nova versão do soundmanager2 no site oficial: SoundManager 2: Download (Veja a imagem abaixo)

  • Após feito o download, extraia a pasta compactada do soundmanager2

  • Na pasta extraída, copie os arquivos soundmanager2.js soundmanager2-nodebug-jsmin.js, que estarão na subpasta “script” (Veja a imagem abaixo)
    copiar%20scripts

  • Vá para a pasta de instalação do seu ScadaBR (Tomcat) e cole os aquivos dentro da subpasta /webapps/ScadaBR/resources, substituindo os arquivos já existentes.

Pronto! Com isso, o ScadaBR já deve estar apto para gerar som sem depender do Adobe Flash.

Caso você ainda precise manter o uso do Flash como reserva (fallback) para compatibilidade com navegadores antigos, como o Internet Explorer 8, confira a seção abaixo:

Mantendo o Adobe Flash como fallback

Para continuar utilizando a capacidade de gerar áudio com o Adobe Flash em navegadores antigos, siga os passos abaixo para atualizar os arquivos .swf do soundmanager2. Note que esse procedimento é desnecessário para navegadores mais novos (Chrome, Firefox, Edge, etc…) e que a Adobe está restringindo o download do Flash após o fim do suporte.

  • Na pasta do soundmanager2 que você extraiu, copie os arquivos soundmanager2.swf soundmanager2_flash9.swf, que estarão na subpasta “swf” (Veja a imagem abaixo)
    copiar%20swf

  • Vá para a pasta de instalação do seu ScadaBR (Tomcat) e cole os aquivos dentro da subpasta /webapps/ScadaBR/, substituindo os arquivos já existentes.

  • Por fim, na pasta de instalação do seu ScadaBR, vá para a subpasta /webapps/ScadaBR/resources e abra o arquivo header.js com um editor de texto.

  • Edite o arquivo header.js adicionando próximo à linha 117 uma linha contendo o texto
    soundManager.url = "/" + window.location.pathname.match(/[^/]\w*[^/]/) + "/"; conforme a imagem abaixo:

Pronto! Agora, se você usa o ScadaBR também em navegadores mais antigos com o plug-in Adobe Flash instalado, o som do ScadaBR continuará funcionando sem problemas.

2 curtidas

Parabéns pelo seu artigo, é um artigo sensacional que será muito útil para o ScadaBR/LTS

Agradeço ao colega pela ajuda na solução do problema. Aqui utilizamos a versão baseada na versão 1.1CE. Abraço