Comunicação OPC codesys

image

Ao tentar fazer uma comunicação OPC com o ScadaBr não consigo achar um servidor. Minha programção está rodando no codesys e ele mesmo funcionando como Server.

A primeira coisa a saber é que o ScadaBR suporta apenas OPC DA (que só funciona no Windows; não há suporte para OPC UA). Digo isso apenas para o caso de você estar utilizando outro sistema operacional. Sobre o fato de o ScadaBR não reconhecer o servidor OPC de imediato, é necessário fazer algumas configurações adicionais no Windows para que isso ocorra.

Vou deixar a seguir dois documentos sobre a configuração OPC no ScadaBR: um do repositório oficial do ScadaBR e um que eu mesmo elaborei para usar com um servidor OPC específico (Taglist700), mas que também aborda a parte de Serviços de Componente que é comum para qualquer servidor OPC.

https://sourceforge.net/projects/scadabr/files/Software/Docs/Configuracao%20OPC%20ScadaBR.pdf

https://drive.google.com/file/d/1xtno1-wtlfJR23KntnUXYCbZ7V1xgtD-/view?usp=sharing

PS.: Já faz tempo que eu usei o OPC pela última vez, mas, se eu não me engano, o usuário que você deve adicionar nas configurações do data source é seu usuário do Windows, não o login do ScadaBR.

Espero que essas dicas ajudem, boa sorte!

Consegui achar o servidor seguindo o seu procedimento, no entanto as tags não são listadas.

Nunca usei o Codesys, então não tenho muita certeza de qual pode ser o problema. No servidor OPC que eu usava era necessário “registrar” a programação do CLP no servidor para ele começar a listar as Tags. Eu lembro também que às vezes era meio demorado para aparecer a lista depois de apertar em “Listar Tags” no ScadaBR.

Tente ver se existe alguma configuração que tem que ser feita no Codesys para ele registrar as Tags OPC. Uma outra coisa que pode ajudar é você baixar um programa para visualizar Tags OPC (como esse aqui [dOPC Explorer]), para ver se o problema é só no ScadaBR ou é geral.

Se conseguir encontrar a solução, compartilhe aqui para ajudar mais usuários. Boa sorte!