Comunicação MODBUS com WEG TPW-03

Olá galera!

Estou tentando comunicar com essa CLP via modbus, mas não estou conseguindo.
No próprio programa de configuração do CLP, acessa fácil, seguindo as seguintes configurações:

COM PORT: COM03
BAUD RATE: 19200
DATA BITS: 8
PARITY BITS: NONE
STOP BITS: 2

Consegui adicionar a Data source, porém não consigo obter os valores nos data points.
Preciso ler os valores das entradas digitais X0001 até a X0010, das saídas digitais Y0001 até a Y0005 e o valor de um contador (armazenado na variável D2 do CLP), mas não consegui ler de jeito nenhum esses valores.

Como proceder??

Att,
Victor

Só uma pergunta vc esta acessando pela entrada RS 485? (não é a mesma que acessa o programa para escrever a programação ladder). Deve ser o modelo específico para poder conversar com o ScadaBR. Outro detalhe que sofri um pouco é que quando for testar deve desabilitar o datasource, e com o CLP clic também da WEG tive que inverter os fios, contrário do que mandava o manual do conversor USB 485, que vc também precisa ter para a comunicação.

olá marcelo!
estou utilizando o cabo serial utilizando uma porta COM
(a mesma porta que se usa para programar, com um cabo q PARECE um S-Video)

eu consegui ler, através de status de coil, o valor das entradas.
Mas os contadores e as saídas, sem sucesso.

Grato

Olha só posso estar enganado, fiz um curso na WEG de CLP onde nós comunicávamos o TPW 03 com uma IHM por modbus, era utilizado as portas de comunicação rs 485 A e B, mas pelo cabo serial não tenho certeza, mas como vc falou que conseguiu ler o valor das entradas então é pq comunicou, estive olhando o manual o valor do offset para o contador número 200 é o 17096 e o 17097 mas dá uma olhada nesse manual da weg http://catalogo.weg.com.br/files/wegnet/WEG-instalacao-tpw-03-p4-10000350069-manual-portugues-br.pdf na página 2-11 la tem os endereços, outra coisa se o seu contador vai trabalhar com mais de dois dígitos, terá que ver a função byte alto e byte baixo que foi falado no fórum qualquer dúvida entre em contato, abraços.

NOOOH!
salvou meu dia Marcelo!
segui as tabelas nesse catalogo que vc passou, nas paginas 2-10 e 2-11 e consegui configurar os data-points tranquilo! vou postar aqui para caso mais alguém tenha problemas:

Para ler o status em booleano:
ENTRADAS DIGITAIS : Status do coil , com offset entre 0 e 255.
SAIDAS DIGITAIS: Status do coil, com offset entre 256 e 511

Para ler os valores dos contadores:
TIPO C (ex.: C1, C2 …) : Registrador Holding, com dados do tipo INTEIRO TROCADO 8 BITS, e offset entre 16896 e 17095.

TIPO D (ex.: D1, D2 …) : Registrador Holding, com dados do tipo INTEIRO TROCADO 8 BITS, e offset entre 17208 e 25719.

Agora enfrento outro problema que é exportar os valores dos Holding Registers para um arquivo (pode até ser csv, txt ou banco de dados mesmo) ao alterar o valor de uma outra entrada.

Mas valeu muito aew Marcelo!
o/

Bom dia estou apanhando muito com o Modbus no TPW03, gostaria de saber se tem como me enviar o arquivo com a programação do PLC em MODBUS pois a configuração no SCADABR eu já consegui comunicar com o arduino mas no TPW03 não. Caso queira enviar pro meu email: andrei_copetti@hotmail.com.
Desde já fico grato.

Oi Andrei o manual do TPW03 MODBUS http://catalogo.weg.com.br/files/wegnet/WEG-plc300-comunicacao-modbus-tcp-10001276962-manual-portugues-br.pdf, ta nesse link da uma olhada, qualquer dúvida posta ai se souber te ajudo, abraços.

Olá Marcelo, este manual que me enviaste é do PLC300 que é um IHM, mas eu vou comunicar com o supervisório SCADABR, no SCADABR eu já consegui fazer a configuração para MODBUS e até fiz funcionar com um arduino, mas com o TPW03 não tem geito, dei uma olhada no manual mas não consigo acertar a configuração. Se tu tivesse o programa que vai no CLP com a configuração MODBUS, apenas como exemplo, eu ficaria grato. Abraço.

Olá Victor, teria como me mandar o esquema LADDER que voce configurou no TPW03 para comunicar com o SCADABR.

a programação em Ladder que fiz no TPW03 não é necessária… você precisa configurar as datasources e datapoints no scadabr de acordo com cada clp. Essa clp já comunica com modbus nativamente, então é só pegar no manual o endereço das tag’s.
Não tem erro…

Por enquanto, a dica que eu te dou é a seguinte:
utilize um adaptador rs-485(nativa da tpw03) para rs-232 (porta serial do pc), e daí vc comunica no pc ou via serial, ou via um adaptador serial-usb.
É IMPRESSINDIVEL ter uma porta COM configurada no pc (veja no gerenciador de dispositivos qual é).
Depois, adicione no scadabr, uma datasource modbus serial, com as seguintes configurações:
NOME: qualquer um, não importa =], mas eu coloquei de TPW03
PERIODO DE ATUALIZAÇÃO: 5 milisegundos
PORTA: a que vc olhou no gerenciador de dispositivos. Ele só lista as que existem… a minha foi a COM3
BAUD RATE, FLUXO DE ENTRADA, FLUXO DE SAIDA, DATA BITS, STOP BITS, PARIDADE, CODIFICAÇÃO, vc usa a MESMA que vc colocou na da comunicação no software PC-Link (de programação)… depois eu faço um tutorial…

Os datapoints, vc insere pelos endereços modbus da clp.
No link que o marcelo postou la em cima (o site do scada br vira tudo imagem, pq num tah clicando!! tem q ver isso aew!!), (ps.: procura no google por WEG-instalacao-tpw-03-p4-10000350069-manual-portugues-br ; na pagina 2-10), tem os endereços tudo, mas posto aqui:

endereço do cpl | faixa do registro | Offset:
X0 à X337 | status do coil | 0 à 255
Y0 à Y337 | status do coil | 255 à 511
M0 à M1535 | registrador holding | 512 à 2047
C0 à c255 | registrador holding | 16896 à 17095

Salva os datapoints, ativa eles, ativa a data source, e tah sussa!
Mas quando eu tiver um tempinho faço um tutorial, pq to correndo para entregar um orçamento aqui.

boa sorte e abraço!

valeu pelas dicas, e fico no aguardo do tutorial.

estou tentando comunicar com o conversor usb - rs485 da foto mas não obtive sucesso, gostaria de saber se tem como testar este conversor pra saber se ele está bom.http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&source=web&cd=2&ved=0CDgQFjAB&url=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-428458019-adaptador-conversor-serial-usb-para-rs485-pronta-entrega-_JM&ei=ml0pULjAJ4Hm6wGY64HACQ&usg=AFQjCNEdBr5PuBqJ6cOjZLbPAz-k3GdUuQ

você ja verificou se instalou o driver correto, indo no gerenciador de dispositivos?
o que eu uso os fios ficam ao contrário do que manda o manual, tenta inverter os cabos, e outra coisa que aconteceu comigo foi ao testar a comunicação, esqueci de desligar o data source.

cara, eu aqui uso um 485-232 (tipo esse http://imgs.inkfrog.com/pix/ynlcabin8/RS232T485-1.JPG), e depois um 232-usb…
pra saber se tá funcionando, abre o PC-LINK (software de programação da weg) e tenta comunicar. lembrando que vc soh pode acessar a porta com com um programa, ou seja, se vc tiver com o PC-LINK conectado, vc deve fechar ele pro scadabr conectar.
Se vc tiver com o scadabr conectado, feche-o, desative o serviço tomcat, e tenta linkar pelo pc-link… feito isso, feche o pc-link, starta o tomcat, abre o scadabr, configura e soh correr pro abraço

Você consegue comunicar com o PLC via PC-LINK pela porta RS485?

eu não tentei, pois antigamente eu usava um pentiun 3, que só tinha serial 232… aí comprei a parafernalha toda, e hoje utilizo só o 232… MAS eu comuniquei uma vez por um adaptador da ABB, que nem tenho mais… nessa porta aí eu num posso te dar muita ajuda não… o marcelo comentou lá em cima, num dos primeiros comentarios, que tem q fazer uma troca de fios, coisa assim…
dá uma olhada lá e ve se consegue

Consegui comunicar, a pinagem A e B são invertidas e no Data Source a opção Simultaneidade coloquei em escravo. Agora fui editar a representação gráfica e quando vou editar um objeto não consigo mover ele. Já tentei desabilitar o data source mas não adiantou, coloquei só um objeto para ler uma entrada do CLP e funcionou, mas não consigo inserir outros itens pois não consigo mover, daí fica um sobre o outro.

Resolvido, no Internet Explorer 8 não funciona a edição de objetos graficos, testei no Mozila e funcionou.

Alguem sabe como faço para configurar o tpw03 como escravo em uma rede modbus, onde o mestre seria uma aplicação SCADABR?Já procurei em muitas fontes porem sem sucesso.

 

att,

 

 

Bom dia!

Qual meio fisico vai utilizar? O pessoal ja comentou bastante coisa nas respostas anteriores, o necessário para estabelecer uma comunicação, em qual etapa você está? O que não conseguiu?

Att.,