Atribuir alarme para diferentes valores no datapoint

Pessoal, preciso de ajuda na atribuição de alarmes.
Meu datapoint gera valores inteiros de alarmes e para cada valor deverá ser acionado um alarme difrente no ScadaBR, Ex:

datapoint = 10 => alarme 1 ativado
datapoint = 16 => alarme 2 ativado
.
.
.
datapoint = 121 => alarme 20 ativado

Nas configurações dos alarmes não encontrei um modo de fazer isso.

Provavelmente dê pra fazer com detectores de valor, porém o que você vai poder mudar é a mensagem para cada alarme. Os níveis de alarme são só os quatro: informação, urgente, crítico e life safety.

P.S.: Testei e é realmente possível fazer. Vou tirar alguns prints do processo e em breve respondo como fazer passo a passo.

1 curtida

Obrigado pelo retorno mais uma vez, Celso.
Eu já havia procurado uma solução nos detectores de valores mas não obtive sucesso.
Fico no aguardo da sua solução.

1 curtida

Acho que consegui fazer os prints, então, vamos lá:

A primeira coisa a se saber é que para gerar alarmes para cada valor específico de um datapoint teremos que utilizar um datapoint do tipo multiestado. (Se o datasource pelo qual você recebe os dados não permite esse tipo, você pode usar um point link para gravar o valor lido em um datapoint virtual do tipo multiestado)

Uma vez criado o datapoint multiestado, acesse a página principal dos datasources. Clique no botão “Mostrar data points” (1) para ver uma lista dos seus datapoints. Encontre seu datapoint multiestado e clique sobre “Propriedades do data point” (2), para ir para a página de edição do datapoint.

Tela%201

Na página de edição, na área de detectores de eventos, selecione o evento “Estado” na lista (3) e clique sobre “Adicionar” (4). Aparecerá um formulário logo abaixo com os detalhes do evento. Nele, você pode configurar a mensagem que será exibida em um alarme (5), o nível de alarme que o ScadaBR irá gerar para aquele estado do datapoint (6) e claro, o estado que irá disparar aquele evento (7).

Você deve repetir esse processo para todos os estados do datapoint para os quais desejar criar um alarme. Adicionalmente, você pode excluir um evento criado pelo ícone de “Apagar” (8).

Por fim, ao terminar o processo, clique sobre o botão “Salvar” no fim da página (9), para salvar todas as modificações.

Creio que seja isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar.

1 curtida

Muitíssimo obrigado, Celso. Era exatamente isso que eu precisava.

Parabens pela ajuda. Assim que a comunidade cresce. Vou testar aqui também para ver onde posso usar.

3 curtidas