Ativação de bomba e controle de nivel

Bom dia!

Estou fazendo um projeto pequeno para automação de um reservatório, ele tem uma bomba q fica a 2Km. Quero colocar um Arduino para monitorar o nível do reservatório e outro para controlar a bomba, 95% ele desliga a bomba, 70% ele liga. Consegui fazer a conexão dos Arduinos com o ScadaBR, ligo e desligo o relé e consigo os dados do sensor, o que não sei fazer é interagir os dois dispositivos, fazer os dados de 1 comandar o outro, é ai q preciso de ajuda. Utilizo o protocolo MODBUS-TCP nos Arduinos.

Obrigado pela atenção!

Bom dia.

Precisei editar completamente a resposta porque lembrei que o método que indiquei anteriormente não funciona. Vou dar outra solução: você pode usar dois detectores de eventos para detectar o nível do seu reservatório (um detector do tipo Limite Superior para detectar nível máximo e um do tipo Limite Inferior para detectar o nível mínimo) e, após criar os detectores de eventos, definir um tratador de eventos para ligar a bomba (setar para 1) quando for atingido o limite inferior e desligar (setar para 0) quando for atingido o limite superior.

Estou supondo que você sabe onde encontrar essas funções na interface do ScadaBR, mas, se precisar, posso postar uns prints aqui. Este tópico também pode lhe ajudar a encontrar a parte de detectores de eventos.

Muito boa a solução.

Bom dia Celso!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer pela ajuda, porem não consegui encontrar o que foi proposto, tentei procurar no google para não incomodar novamente, porem não obtive sucesso, por isso peço ajuda novamente, meu conhecimento do SCADABR é bem limitado, tudo que sei foi com tentativa e erro, porém o que preciso agora é algo especifico e sem muitas informações disponíveis na internet.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

Bom dia, vamos lá:

Criar os detectores de valor

Primeiramente é necessário criar detectores para identificar quando o seu reservatório atingir o valor máximo e mínimo. Para isso, veja a imagem e siga os passos abaixo:

tela%201

  1. Acesse a tela de Datasources do ScadaBR
  2. Na lista de datasources, encontre aquele relacionado ao seu Arduino que mede o nível do reservatório e clique no botão de “Mostrar data points”
  3. Selecione o datapoint que recebe o nível do seu tanque e clique no botão de “Propriedades do data point”

Fazendo isso, será carregada uma outra tela do ScadaBR, conforme a imagem abaixo:

  1. Selecione o tipo de detector que você precisa. O detector “Limite superior” detecta se seu datapoint passou do valor máximo (nível alto), já o detector “Limite inferior” detecta se seu datapoint passou do valor mínimo (nível baixo)
  2. Clique sobre o botão de “Adicionar”

Observação: no seu caso, você deve repetir os passos 4 e 5 tanto para o Limite superior quanto para o inferior, o que irá abrir duas áreas para configuração (letras A e B na imagem)

Na parte de configuração dos detectores (A e B), faça o seguinte:

  1. Dê um nome para identificar o seu detector e, se desejar, você pode também associar um alarme a ele (opcional)
  2. Defina o valor (no seu caso, o nível do tanque) que irá disparar aquele evento, de acordo com o tipo de detector (Limite superior/inferior)
  3. Não se esqueça de salvar as configurações clicando sobre o botão de “Salvar”

Pronto! Agora o ScadaBR já detecta se o seu reservatório passou do nível máximo ou mínimo. Vamos ver agora como ligar/desligar uma bomba quando isso acontecer.

Tratar os detectores de valor

Nesta parte, iremos utilizar os “Tratadores de eventos” para tomar ações quando nosso datapoint atingir um dos valores pré-estabelecidos. Para isso, veja a imagem e siga os passos abaixo:

Tela%203

  1. Acesse a tela de Tratadores de eventos do ScadaBR
  2. Selecione o datapoint que recebe o nível do seu reservatório, e depois clique sobre o detector de valor (A ou B) para o qual deseja criar um tratador de evento.
  3. Selecionado o detector de valor, será aberta uma janela para configurar o tratador de eventos. Na opção “Tipo”, selecione “Set point”.
  4. Dê um nome para identificar seu tratador de evento na opção “Alias” (por exemplo: “Liga bomba”)
  5. Defina o datapoint relacionado ao dispositivo que você quer controlar quando o valor detectado for atingido (nesse caso, seria o datapoint que controla a bomba)
  6. Em “Ação ativa”, selecione “Setar para um valor estático” e defina o valor para setar (por exemplo: 0 se quiser desligar a bomba e 1 se quiser ligá-la)

Observação: Não se esqueça de criar ao menos 2 tratadores de eventos, um para ligar a bomba com nível baixo e outro para desligá-la com nível alto.

Creio que com essa explicação você consiga prosseguir. Espero ter ajudado.

1 curtida