Usando o Datasource do tipo SQL

Iniciei no ScadaBR a pouco tempo, estou tentando usar o datasource do tipo SQL.

Usei esse link como ajuda: https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/integrandomysql

Funcionou como esperado quando eu uso o comando ‘update’ na declaração de atualização.

Mas o que eu gostaria de fazer é usar o comando ‘Insert’ para quando um valor diferente chegue em meu datapoint uma nova linha seja criada na minha tabela do mysql e o valor seja alocado em determinada posição da coluna.

Alguém poderia me ajudar com esse problema ou me passar algum tipo de material que explique melhor o uso dos campos ‘Declaração de seleção’ e ‘Declaração de atualização’. 

Abaixo um exemplo de declaração

INSERT INTO `banco`.`tabela` (`coluna_nome`, `coluna_valor`, `datetime`) VALUES ('nome', ?, NOW());

neste caso vai inserir uma linha com o nome igual a "nome", o valor será "?" atribuído por exemplo através de um point link e o datetime será now(), que é o tempo atual.

Att

Fábio

Funcionou perfeitamente.

Fábio, li o tópico que você iniciou sobre o uso deste datasource.

Pelo jeito você já esta dominando!

Gostaria de explicar oq eu estou tentando fazer, caso você se interesse e possa me ajudar.

Passo 1.

Vou usar um modulo RFID para ler minhas TAGs de identificação e mandar os ID para meu BD no mysql. Isso já esta sendo feito após a sua ajuda!

Passo 2.

 Criar processos. Quando a Tag passar em um processo, valores como tempo em que a TAg permaneceu em determinado processo e em qual processo ela se encontra deverá ser enviados para o scadabr.

Esses valores deverão ser atualizados no BD do mysql na mesma linha correspondente ou ID da TAG.

Passo 3.

Criar gráficos e relatórios pelo Scadabr.

 

Duvidas.

 Pelo o que eu entendi. O campo declaração de atualização só aceita os comandos ‘UPDATE’ e ‘INSERT’ e uma variável de leitura deve ser criada para identificar a linha da tabela assim possibilitando Ler e Escrever em determinado ponto.

Em meu projeto se pra cada ID eu tenha que criar um data_point, ele deixaria de ser automatizado e ficaria muito extenso. Como eu poderia resolver isso?

No exemplo se fosse possível mudar o ‘p’ para uma variável que mudasse pelo pont_link, acredito que o problema seria resolvido.

UPDATE mytable SET data_value =? WHERE data_point ='p' .

 

Agradeço pela atenção.

Olá, Armando Fillho e Fabio Durão.

Estou iniciando um projeto para fazer algo assim, seria um controle de estoque onde vou ler as tags rfid com o arduino e fazer o supervisório de controle no scadabr. Eu já uso o scadabr com arduino em uma automação residencial, e já usei o rfid com arduino. Para a integração arduino e scadabr uso a IDE arduino 0023, mas ela não é compativel com o rfid. Qual biblioteca da pra ambos?

E pra continuar o meu projeto se puderem contribuir, não entendi bem como o scada vai receber os valores das tags.

Agradeço a atenção. Abraço

Olha, vc ja viu a outra biblioteca que é compativel com a IDE 1.0? Ela também implementa outras funções do modbus. Procura no site do arduino.cc

Fala Dirso, recentemente orientei dois alunos em um trabalho para controle de acesso à um laboratório utilizando Arduino, Rfid e ScadaBR, tudo utilizando as últimas versões do Arduino IDE, esqueça a versão antiga e migre logo para a nova, não tem jeito, as bibliotecas novas são geralmente melhores. Já tive problemas com a versão nova do Arduino IDE por usar placas like Arduino que não eram compatíveis com a nova versão, mas acho que vale a pena comprar um placa nova se for este o caso.

Att.

Eng. Fabio Durão

Tudo certo Fabio Durão, obrigado por estar sempre ajudando.

Já tentei todas as IDE, as mais novas quando compilo o sketch pra comunicar com o scadabr diz que a palavra chave BYTE não é mais compativel. E se a tiro compila normal mas ao abrir o scada os data points estão indisponiveis. A unica que da liga é a 0023, mas aí não roda o rfid.

Então,

já que estão botando fogo no assunto eu também vou entrar nessa.

No meu caso vou colocar tags RFID nas orelhas ou colares de vacas. Quando elas passarem por determinados lugares elas serão alimentadas de acordo com a receita para elas. Ou então não poderão passar por determinados portões, onde só vacas em alimentação podem entrar.

Começo já a estudar este assunto. 

Olá Pessoal boa tarde,

No meu projeto quero colocar o Datasource SQL para comando do banco de dados. Preciso de um passo a passo. Agradeço desde já!