ScadaBR: erro HTTP STATUS 404

É esse?

Raspbian Stretch with desktop
Image with desktop based on Debian Stretch
Version: September 2017
Release date: 2017-09-07
Kernel version: 4.9

é o raspbian com pixel.
Mas esse ai é o mesmo nucleo, não é?

Bom dia, desculpe a demora na resposta.
Para colocar um programa na Inicialização do Linux, no caso do Raspebian que é baseado no Debian,

Na teoria se vc criar um arquivo com uma linha com o caminho do script do tomcat e salvar em /etc/rc2.d ele vai iniciar, contudo, existe algumas regras:

Se notar os arquivos desta pasta, verá que eles tem uma formatacao diferente no nome:

SXXnomeprocesso

S é de Start, XX é um numero de sequencia: O sistema ao iniciar vai procurar por scripts com S00xxxx e executa-los na sequencia alfabetica, depois S01xxxx e S02xxxx e por ai vai. Coloque o tomcat como S99tomcat pois ele só pode ser iniciado depois de todos os outros serviços terem sido carregados.

Só que a etiqueta diz para fazer diferente:

Crie seu script de inicialização como tomcat e salve em /etc/init.d.
Baixe esse exemplo e altere as linhas necessarias para casar com sua instalação do TOMCAT:

Uma vez criado esse script chato, ele da algumas vantagens, por exemplo o comando systemctl status tomcat vai informar se o tomcat esta rodando, quando foi iniciado entre outras coisas, vc pode parar o tomcat com service tomcat stop, iniciar o tomcat service tomcat start e assim vai.

Uma vez que o script /etc/init.d/tomcat foi criado, mude as permissoes dele com chmod 644 /etc/init.d/tomcat
e depois a joia da coroa:

systemctl enable tomcat

esse comando cria os scripts em rc2.d e o script para desligar o tomcat quando o linux for desligado.

mais informacoes sobre o systemctl:
https://wiki.debian.org/pt_BR/systemd

Os sistemas linux de um modo geral usam o sistema SysV ou System V como processo de inicialização, é mais complicado que no windows que tinha o config.sys e o autoexec.bat, mas permite uma flexibilidade enorme e é um sistema menos engessado. O debian usa SysV mas nao tem o /etc/inittab. o Ubuntu usa um sistema parecido com o SysV, embora siga as regras acima do /etc/init.d

Para saber mais sobre o boot do sysV de uma lida abaixo. É antigo e fala do inittab, que não é usado no raspebian.

https://access.redhat.com/documentation/pt-br/red_hat_enterprise_linux/5/html/installation_guide/s1-boot-init-shutdown-sysv

Espero ter ajudado

2 curtidas

Muito boa a sua iniciativa. A instalação do ScadaBR é muito penosa e é a parte que os meus alunos estão tendo mais dificuldade. Eu vi que é feito um wget ao website powerline, a versão que é utilizada é a mesma do sourcefourge ou é outra? A patch que é feita no Mysql teria de ser feita também nos arquivos que estão no sourcefourge?

Prezado João, a versão que o wget baixa não é a do sourceforge e possui um patch para rodar o mysql (mariaDB) e o Java8.

Não tenho a minima ideia da diferença entre a versão do sourceforge e a versão que recebi que funciona no Java8. Acerca do Banco de dados, eu posso fazer uma alteração no script para não instalar o MariaDB e rodar o outro banco de dados.

Entendo bastante de linux e estou fazendo um curso de Java para aprender a corrigir o scadaBR.

@WagnerdeQueiroz,

muito bom saber que teremos mais pessoas para ajudar a corrigir os bugs.
Vou seguir o tuto para arrumar nas raspberry a iniciação automática.

Verifique se o Tomcat6 foi aberto como administrador.
Em caso de persistência do erro mude a porta na hora da instalação.

Hi!

Sorry, I used your Bash script but I have the following error when I launch it:

Job for tomcat8.service failed. See ‘systemctl status tomcat8.service’ and ‘journalctl -xn’ for details.

Please, what could be the problem?

Thank you. Regards,

Hi!

Sorry, I used your Bash script but I have the following error when I launch it:

Job for tomcat8.service failed. See ‘systemctl status tomcat8.service’ and ‘journalctl -xn’ for details.

Please, what could be the problem? I executed your script on Linux/PC.

Thank you. Regards,

Good Morning Jose, I hope help you with your demand. If you have any questions, please, chat with me.

Hi!

Thanks for your response. I executed your Bash script on Ubuntu Linux/PC. That’s fine now. Finally, how could I launch ScadaBR on web browser (http://localhost …)?

Thank you. Regards.

Estou com o mesmo problema de erro 404. Quando abro o scadaBr no pc que esta instalado ele roda tranquilamente, porem quando acesso pela rede somente aparece o erro 404. O que faço?