Problemas para reconhecer CLP

Olá galera, estou com um pequeno problema com o scadabr, não estou conseguindo reconhecer nenhum clp , tenho um Twido , um Fentum I ( da Infinium Automação) e um Zelio , porém quando eu vou em gerencioador de dispositivos identifico todos eles , nas respectivas portas : Com3, Com4 e Com5 , mas quando vou criar o data source eles aparecem para a escolha de porta mas na pesquisa de nós ele nao identifica e nao consigo estabelecer uma conexão fixa.                    .No Warch List aparece essa mensagem >>        .Valor do ponto pode não ser confiável                         .E na Data Source aparece essa mensagem>>            'ss': com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusInitException: com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.PortInUseException: Unknown Application                           .Já verifiquei todas as portas , inclusive formatei uma maquina e instalei todos os driver de comunicação serial 232 e 485 aqui só pra trabalhar com o scadabr e não to conseguindo comunicação. Alguém pode me ajudar ?? Desde já agradeço!

Tarcisio,

você está usando essas três portas simultaneamente? Qual a versão do ScadaBR?

Vamos tentar ajudar.

Amigo , estava usando portas diferentes , porém consegui comunicação com o twido por modbus ip , então desisti de tentar configurar os outros aparelhos e fiquei apenas com ele , mas os valores dos data points não atualiza , em whatch list eu tenho apenas o valor 0,0 e a data atual. Acredito que seja besteira , mas não consigo resolver , se puder me ajudar ficarei grato .

Este tópico é antigo, mas só queria deixar registrado um comentário.

A pesquisa de nós Modbus do ScadaBR utiliza a função Modbus 0x07, que é apropriada para descoberta de dispositivos na rede (principalmente RTU), porém não é muito comum estar implementada nos dispositivos que trabalham com Modbus.

Logo, a pesquisa de nós não é a melhor solução para testar se a rede está funcionando, pois os dispositivos podem não responder ao comando enviado, mesmo estando corretamente conectados e configurados.

A melhor escolha para teste é tentar comunicar com um dispositivo com endereço Slave conhecido.

Espero ter ajudado!
Abs!

1 curtida