O Scadabr pode servir como um servidor opc ?

Ola minha duvida é se posso me comunicar ao escadabr e acessar os dados que ele está recebendo via OPC, valeu galera 

Pode sim Arilson,

Procura ali na barra de busca OPC que tem um montão de tópicos sobre ele aqui no fórum.

Abs

@diegoferreira você poderia indicar um tópico que diz algo sobre isso?

Podem atualizar o topico que fala sobre Servidor OPC?

Alô Maicon,

O ScadaBR é OPC cliente apenas, e não server.

Ou seja, um software externo não conseguirá “ler” os dados diretamente no ScadaBR fazendo uma consulta.

O caminho inverso talvez seja possível: o software externo ser um OPC Server;
ter lá uma tag que aceite escrita (write)

e o ScadaBR que é um cliente, vá lá no server e faça um write na tag.

Eu disse “talvez” porque nunca testei.

A lógica seria assim

  1. vc tem um datasource qualquer no ScadaBR com os seus dados reais (modbus, virtual, meta, tanto faz)
  2. vc tem uma variável OPC writable no software externo, que é um server (não como um cliente)
  3. vc cria um datasource OPC no ScadaBR e faz o teste de que está conseguindo ler e escrever aquela tag no software externo
  4. você faz um point link entre o datasource que tem os dados reais, e o datasource OPC criado.

Vai ter que fundir um pouco a cuca.

Ler um dado OPC simplesmente, já é uma aventura (devido ao modelo DCOM que “bloqueia” a maioria da informação e dá um trabalhinho - desligar firewalls, permitir execução de comandos dcom, etc.)

Abç

Imaginei isso! Porém como eu tinha visto um documento ScadaBR falando sobre servidor OPC, fiquei na duvida.
Estava pensando mesmo em fazer uma gambiarra e colocar um servidor OPC com tags de escrita e tentar fazer esse caminho inverso, assim o servidor OPC serviria de Gateway OPC.
Porém temos que testar isso.
Vou ver se monto uma bancada pra realizar os testes e posto os resultados.
Obrigado pelo Feedback!

Fiquei na duvida se este documento eram requisitos a serem desenvolvidos ou se ja estaria implementado. (esclarecendo)


De qualquer forma seria super interessante implementar futuramente algum protocolo para distribução de dados.
Recentemente tive que descartar a utilização do ScadaBr em diversos projetos por conta da falta de uma distribuição, seja OPC, DNP3, IEC 104 ou mesmo Modbus TCP/IP.