MODBUS RTU / RS485 x Modbus IP

Uma coisa estranha, tenho uma rede rs 485 para transporte dem Dados Modbus IP RTU a 9600, a rede é composta por 5 SSW-07, o timeout é de 500 para todas, o tempo de atualização começa em 6s para primeira SSW e termina em 10s para a última. Estao endereçadas de 1 a 5, quando habilito o data source MOdbus IP de cada SSW-07, ao chegar na ultima, ela não comunica, somente as outras, e o mais estranho é que não importa a ordem de habilitação, sempre a ultima SSW07 habilitada não comunica, será algum BUG?, pois na rede fisica já troquei as placas de comunicação de um SSW para outra e a falha de comunicação persiste, sempre na última habilitada. O erro é o seguinte:  SSWA': com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusInitException: java.net.SocketTimeoutException: connect timed out

Existe alguma limitação em quantidades de equipamentos para conexão RS485 Modbus no ScadaBR?

O Ebluhm,

Não existe quantidade limitada pelo ScadaBR. O que limita são os parâmetros da rede rs485 e o limite de endereçamento do Modbus RTU. Dê uma olhada neste artigo da NOVUS.

Agora, fiquei com uma dúvida, você fala em Modbus IP na sua descrição... não seria Modbus RTU?

Outra coisa que é interessante notar: Qual a topologia da sua rede rs485? Foi realizada teste de comunicação individual com os equipamentos?

Espero que isso te ajude, Abraços

 

Na minha Rede tenho um conversor ethernet x serial tem uma opção de conversão de protocolo de Modbus IP para ModBus RTU. Realizei separadamente a conexão com cada Softstart, tudo normal, mas quando conecto as 05 em rede, somente as 04 Primeiras habilitadas pelo datasource funcionam. Não sei se tem a ver, mas assim, meu conversor fica posicionada no meio da rede RS485, as sofstart da ponta habilito o resistor fim de rede, já fiz a experiencia de posicionar na ponta e habilitar o resistor do conversor, mas continua com o mesmo problema.

Ola pessoal, nos últimos dias finalizei um protótipo utilizando Arduíno como conversor de rede 485 para IP(modbus), ficou muito bom e esta em testes em alguns equipamentos junto com o ScadaBR , se alguém tiver afim de saber como fiz deixa um comentário.

 

Um abraço a todos.

Ola, publique seu projeto

Por favor, compartilhe conosco. Conheço o conversor da ABS, muito bom, mas é sempre legal ver algo que possamos implementar para um estudo ou aplicação.

Ola pessoal, vou compartilha meus testes para que você possam me ajudar a melhorar, hoje vou comenta o objetivo e quais equipamentos usei e os resultados que obtive, ao longo dos dias vou publicando as outras partes como por exemplo o código fonte e as bibliotecas usadas no Arduíno.

 

Material usado:

 

Arduíno uno - http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno

Arduíno Ethernet Shield - http://arduino.cc/en/Main/ArduinoEthernetShield

Arduíno Shield RS485 - http://www.labdegaragem.org/loja/31-shields/shield-rs485.html

 

Equipamento teste:

 

RELÉ DE PROTEÇÃO DIGITAL

URPE 7104 VERSÃO : 7.18 – PEXTRON (RELE PARA MEDIÇAO DE CUBICULO DE ALTA TENSAO).

 

MULTIMEDIDOR DE GRANDEZAS ELÉTRICAS MMW – WEG (usado para medir grandezas elétricas em painéis, exemplo corrente, tensão, frequência, e outros).

 

Obs: o sistema pode ser usado em qualquer equipamento que tenha suporte a modbus 485, eu só tive acesso a esses dois equipamentos.

 

Objetivo:

 

O objetivo do estudo foi a necessidade de conversão do modbus rs-485 para modbus-ip. Com a utilização do Arduíno pode-se manipular as variáveis antes de mandar para o ScadaBR, podendo assim criar registradores que não existem.

 

Conclusões:

 

A partir dos teste feitos, o Arduíno mostrou-se muito robusto, não trava e tem um tempo de resposta que superou minha expectativas(tempo em ms), lembrando aos meus amigos do fórum que nada foi criado do zero, as bibliotecas que usei já existe na internet, apenas fiz alguns ajustes para meu uso. Amanha irei publicar os códigos para que vocês possam testa também, tenho só que busca informações sobre os criadores para que fique claro quem desenvolveu.

 

Um abraco e ate mas.

Muito bom alisson. Estou acompanhando suas postagens, também estou fazendo um projeto com arduino e scada e vou postar tudo aqui para compartilhar se for do interesse, é bom pra trocarmos idéias. Abraço

Ola pessoal acabei de fazer o up das bibliotecas e do código fonte – link https://drive.google.com/file/d/0B7J5E9isHZZ5ajhvZnJsZ2oyblE/edit?usp=sharing – no canto esquerdo da tela tem o nome file, clica e procura a opção Download. Dentro do arquivo existe uma pasta chamada modbus_TCP e outra ModbusMasterMaster essas duas pastas deverão ser colocadas dentro da pasta onde ficão as bibliotecas do Arduíno, acho q no Windows é na pasta librareis dentro da pasta do Arduíno não recordo, no meu caso (ubuntu 14.04) dentro da pasta de usuários do Ubuntu tem uma pasta do Arduíno com nome sketchbook, dentro dela tem outra com o nome libraries, coloca essas duas pastas dentro. Dentro das pastas estão contido documentação das bibliotecas e alguns exemplos e seus autores. A biblioteca ModbusMasterMaster teve algumas alterações para pode funcionar com Shild 485 do lab de garagem logo a versão original(site do desenvolvedor) pode não ser compatível com shild, a modbus_TCP não teve alteração. Existe uma terceira pasta com nome de agr_modbus, essa pasta foi uma parte do código ainda em adição q eu fiz para ler um equipamento abram o arquivo e deem uma olhada e logo compreenderam o que eu fiz.

 

Um abraço e fico a disposição para duvidas e comentários, quem quiser ajudar fico grato, para atrapalhar já esta bom os invejosos que tenho aqui falando q não da certo kkk vallewss.

Ola amigo Dirso,  todo projeto eh bom e bem vindo não importa sua complexidade, o importante e estarmos sempre buscando a melhora continua. 

um abraço e fica com Deus.

Allison, gostaria de tirar umas duvidas com vc da utilização do modbus ip.

Se interessa de nós trocarmos umas idéias adiciona:     dirsoribeiro1983@gmail.com

Abraço

Dirso, ok amigo pode manda um email com sua duvida, meu email eh alisson.regio@gmail.com

abraço

Boa noite Pessoal

Na tela  Propriedades do modbus serial não consigo selecionar a porta COM 1, COM2 ou COM 3. Apenas aparece em branco, Mas quando vou salvar o programa exige que seja definida a PORTA COM ”valor obrigatório”. 

 

Windows?? verifica se suas portas COM estão instaladas corretamente, depois verifica o java se eh o java 6, depois verifica o librxtx-java. abraço

Eu também estudo muito o MODBUS RTU e o MODBUS IP.

Acho muito importante essas alternativas.

Meu scadabr está funcionando com os dois protocolos. (um ou outro). Vou agora tentar mantê-los simultâneos.

Estou tentando comunicação com um equipamento que comunica rtu e, para facilitar, instalei um comserver da phoenix. A instalação ficou assim: Um PC com scadabr em modbus TCP conectado ao comserver e a saída do comserver RTU ligada a um equipamento. Já tentei comunicar mas sem sucesso. Sou iniciante. É possivel comunicar do scadabr ao equipamento sem o uso de um PLC?  

farmsid, preciso de uma ajuda aqui, poderia me ajudar em uma comunicação com arduino e modbus rs485 ?

Como está a instalação? conseguiu?

bom dia
farmsid
cara ainda estou tentando se tiver alguma ajuda agradeço