Guia de Instalação do ScadaBR para uma nova instalação do servidor Ubuntu 64bit (sem cabeça) versão 16.04.3 usando o mariadb (mysql) como base de dados // Também funciona em Raspberry Pi 3

O guia é traduzido do inglês usando o google tradutor, então, se algum erro desculpe.

Isso também funciona em qualquer servidor linux executando mariaDB (mysql) tomcat8 e java8. Isso também funciona em Raspberry pi 3.

Adicione o repositório java.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java 

Atualize a lista do repositório.

sudo apt-get update 

Instale o servidor mariadb. (Um servidor de banco de dados para mysql)

sudo apt-get install mariadb-server 

Abra o banco de dados.

sudo mysql -p 

Digite sua senha de administrador / root do seu servidor.

Crie um banco de dados sql para o ScadaBR.

create database scadabr; 

Crie o nome de usuário e a senha do banco de dados ScadaBR.

CREATE USER 'scadabr' IDENTIFIED BY 'scadabr'; 

Dê direitos de administrador de nome de usuário ao banco de dados.

GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr. * TO scadabr; 

Exit mariadb.

quit; 

Instale java8.

sudo apt-get install oracle-java8-installer 

Instale o Tomcat8.

sudo apt-get install tomcat8 

Instale Lib rxtx para java.

sudo apt-get install librxtx-java 

Pare o serviço Tomcat8.

sudo service tomcat8 stop 

Mude para a pasta Webapps no tomcat8.

cd /var/lib/tomcat8/webapps 

Baixe o arquivo ScadaBR.war da versão ScadaBR sourceforge curent que estou usando para instalar é ScadaBR 0.9.1 para a pasta tomcat8 webapps.

sudo wget https://sourceforge.net/projects/scadabr/files/Software/WAR/ScadaBR%200.9.1/ScadaBR.war 

Comece o tomcat8 para implantar o arquivo de guerra.

sudo service tomcat8 start 

Pare tomcat8 para editar arquivos ScadaBR.

sudo service tomcat8 stop 

Elimine o ficheiro ScadaBR.war

sudo rm /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR.war 

Crie uma pasta bin no tomcat8.

sudo mkdir /var/lib/tomcat8/bin 

Altere o proprietário da pasta tomcat8 da raiz para o tomcat8.

sudo chown -R tomcat8.tomcat8 /var/lib/tomcat8/ 

Altere o usuário tomcat8 para o grupo de discagem.

sudo gpasswd -a tomcat8 dialout 

Edite o arquivo env.properties para apontar para o banco de dados.

sudo nano /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/WEB-INF/classes/env.properties 

Descomente a seção db.mysql removendo o # e adicionando o nome de usuário e a senha do banco de dados que criamos no início.

Mude isso
 # db.type = mysql
 # db.url = jdbc: mysql: // localhost / scadabr
 # db.username = root
 # db.password =
 # db.pool.maxActive = 10
 # db.pool.maxIdle = 10

Para isso
db.type = mysql
db.url = jdbc: mysql: // localhost / scadabr
db.username = scadabr
db.password = scadabr
db.pool.maxActive = 10
db.pool.maxIdle = 10

Comente o db.derby e convert.db adicionando # na frente.

Mude isso
db.type = derby
db.url = ~ /../../ bin / scadabrDB
db.username =
db.password =

convert.db.type =
convert.db.url =
convert.db.username =
convert.db.password =

Para isso
 # db.type = derby
 # db.url = ~ /../../ bin / scadabrDB
 # db.username =
 # db.password =

 # convert.db.type =
 # convert.db.url =
 # convert.db.username =
 # convert.db.password =

Salve o arquivo.

Ctrl + o, então pressione enter 

Sair nano.

Ctrl + x 

Atualize o tipo de sintaxe do arquivo creater da tabela sql = InnoDB; para o novo mecanismo de sintaxe mysql = InnoDB; no arquivo createTables-mysql.sql

sudo nano /var/lib/tomcat8/webapps/ScadaBR/WEB-INF/db/createTables-mysql.sql 

Substitua o type=InnoDB; para o engine=InnoDB;

Ctrl + \ 

Digite o que deseja substituir. Isso diferencia maiúsculas de minúsculas.

type=InnoDB; 

Digite o que deseja substituí-lo. Isso também é sensível a maiúsculas de minús

engine=InnoDB; 

Ele irá perguntar-lhe quantas vezes selecionar tudo.

a 

Salvar Arquivo

Ctrl + o, então pressione enter 

Sair nano.

Ctrl + x 

Comece tomcat8.

sudo service tomcat8 start 

no seu navegador digite seu ip e porta 8080, o servidor tomcat8 está ativado. No meu caso, é em uma rede local, então eu usarei isso.

http: // seu ip local ou público aqui: 8080 / ScadaBR 

Se você deixou o login padrão, você logará usando o administrador como nome de usuário e senha.

2 curtidas

Amigo,
a intenção do tópico é usar o sistema em 64 bits?
Acho que tem que melhorar a tradução, especialmente a tradução para arquivo war.

Olá
Funciona para 32 bits. Eu apenas especifiquei o que estava usando. A tradução é feita usando o Google, então não tenho certeza de como corrigir isso. Eu só queria compartilhar o guia, já que parecia haver muitos problemas instalados no linx usando mysql.
Se você sabe como corrigir a tradução, irei editar a postagem ou removê-la, se necessário.

//
Hello
It works for 32bits as well i was just letting everyone know what i used to make the guide. I only speak english and used google translate to copy my guide. If you know how to correct wording for guide i can edit post. If its completely wrong and cant be fixed let me know and i can remove so people dont get confused.

@spikeydragoon
eu sugiro só editar nos campos onde ele traduz como guerra. Pode deixar o nome do arquivo war.

Obrigado, corrigi a postagem. Isso funcionará?

Amigo,
agora fica melhor de entender. Muito obrigado.

Boa tarde pessoal! Uma duvida e uma sugestão:
Depois de ler muitos foruns e artigos, consegui reunir informações que me direcionaram para o exito na instalação do Scadabr 0.91 no meu Raspberry pi2 B, com ubuntu Mate 16.04, más foi difícil, pois vários tentaram explicar de forma simples, objetiva e conclusiva, no entanto enquanto alguns começavam e não concluíam o tutorial, outros omitiam detalhes cruciais para o exito da instalação, principalmente para usuários inciantes ou amadores que desejavam embarcar nessa viagem. Com isso me surgiu a dúvida: Pode ser feita a instalação do S.O do raspberry através de uma imagem criada de um outro hardware que já se encontrava com o scadabr instalado e configurado, é claro respeitando as características e modelo do mesmo? Alguns entusiastas me afirmaram que sim, é possível! Se é possível porque não criar um repositório com essas imagens já prontas para os mais diversos S.O e modelos existentes no mercado? Se o meu pensamento está no sentido certo, todo esse caminho árduo e tempo desperdiçado na instalação pode ser investido na etapa seguinte, que seria implementar as mais diversas formas de explorar essa ferramenta.

Boa tarde.
Fiz todos os procedimentos descritos e quando tento inicializar o Scada dá erro 404.
Uso Ubuntu 18.04LTS, Tomcat 9.0.21, Java Open-JDK 11.0.3 e a última versão do Scada disponível no site.

Use o tomcat 7 ou 8 e o java use a versao da oracle.
Pode usar a versao 0.9 fazendo o download do site scadabr.com.br

Existe alguns problemas com a versao openJDK e o ScadaBR. O grande problema é descobrir onde é e como corrigir, porque o ScadaBR nao grava no log tudo o que ocorre.

Para validar a instalacao, use primeiro o Derby, funcionou com Derby ai vc configura o mysql .

1 curtida