Contar objetos através de sensores no scadabr arduino

bom dia.

estou com dúvida em como realizar a contagem de objetos no supervisório ScadaBR. Estou utilizando um sensor capacitivo e outros indutivos, com comunicação modbus, mas não sei como fazer para realizar a contagem.

Alguem sabe algo do tipo ???

@iaslanalencar,

boa tarde amigo. Qual o equipamento está utilizando para contar? Ele tem registradores contadores?

boa tarde.

eu simplesmente estou utilizando um arduino uno e algun sensores capacitivos.

com o protocolo modbus comum, eu simplesmente precisava de alguma forma de contar o objeto…

mas esta contagem teria que ser feita no supervisorio.

gostaria de saber se existe esta possibilidade.

Espero que resolva seu problema,
Uma forma que encontrei de você realizar isso é criar um data source SQL para consultar o banco de dados, ele vai consultar na tabela e coluna e valor do sensor em questão e executar a soma, media, maximo, etc em um data point. Esse data point será salvo também no banco de dados, mas foi uma forma que encontrei.

Forma de apresentação de dados

Essa é a configuração que você tem que fazer no seu data source
nome da classe do driver com.(seu_banco).jdbc.Driver
string de conexão voce consegue pegar na env.properties.(seu_banco) no campo db.url
Nome de usuário e senha voce pega tanto no env.properties quanto env.properties.(seu_banco), nos campos:
db.username=
db.password=

Na declaração de seleção, basta fazer a seleção que lhe importa no caso, caso tiver dúvidas com isso só me falar.
Você tem duas opções de consulta, por coluna ou em linha, a melhor é a coluna.

Cliva em executar e verá o retorno, e com base no retorno você seus data points

Seleção pelo nome da coluna para aparecer no watch list, não esqueça de mudar o tipo de dado para numérico no seu caso.

Qualquer dúvida postar.

2 curtidas