Visualização gráfica com tabela de datapoints

Olá pessoal,
Na visualização gráfica, os datapoints funcionam perfeitamente quando posicionados em um fundo, mas é muito dificil de alinhar varios deles.
Minha sugestão é criar um componente como a lista de alarmes que aliás foi ótima idéia, porém com os recursos das watch lists.
Poderia até mesmo exibir uma watch list criada previamente.

Olá fmunhoz, to de volta, tinha me afastado do fórum por motivo de sobrecarga.

Olha, o que vc disse eu acho que eu também já até cheguei a sugerir em algum lugar por aqui, quando vc disse DataPoints, vc está se referindo aos componentes chamados “Data Poins Simples” correto? Sua sugestão de criar uma lista de datapoins é interessante, porém o problema de posicionamento não se restringe apenas à esses componentes, todos os componentes ainda são de difícil posicionamento, existem alguns problemas que eu vejo:

Problema 1:

• Quando é inserido qualquer novo Componentes, ele aparece como um bloquinho pequeno no centro da Tela, dependendo da complexidade da Tela Sinóptica criada, fica bem difícil de encontrar ele.

Solução Proposta 1:

• Depois de escolhido o componente e clicado no ícone adicionar, o desenho do bloquinho poderia ficar grudado no mouse e segui-lo até que fosse encontrado um lugar adequado, só então, com um clique ele ficaria parado no lugar.

Problema 2:

• Mesmo com essa sugestão acima, ainda fica difícil alinhar componentes, pq só com o mouse a coordenação não ajuda tanto.

Solução Proposta 2:

• Hoje quando posicionado o mouse sobre o bloquinho abre-se um menu, nesse menu poderia ser adicionado um item chamada “Mover”, quando clicado nele poderia ser habilitar as setas do teclado para mover o componente pixel por pixel, apertando a tecla “Shift” ele andaria mais rápido. Outra idéia parecida seria manter esse novo item do Menu chamado “Mover”, só que quando ele fosse acionado apareceriam 4 setas na tela (esquerda, direita, cima e baixo) clicando nelas o componente se moveria pixel por pixel. Outra idéia mais ousada, seria ter aquelas opções que o AutoCad tem de alinhamento entre objetos, por exemplo, conforme vai chegando perto de outro componente, ele mostra uma linha tracejada do componente do qual o objeto se aproxima e tornar o objeto atraído por esta linha, poderia haver uma opção para desabilitar isso tb, para casos em que a tal atração atrapalharia, acho que o Power Point tem algo parecido.

Problema 3:

• Os últimos componentes inseridos sempre se sobrepõem aos anteriores.

Solução Proposta 3:

• Seguindo algumas idéias que vemos por aí, poderia existir a opção de mandar a camada para trás ou para a frente, mandar ela ser a última ou a primeira. Isso também pode ser feito com lista de camadas como existe no photoshop ou no Gimp, as camadas (ou componentes) que estão no começo da lista ficariam por cima, isso resolve o problema em geral.

Bom, já que o tópico é sobre sugestões, achei pertinente colocar as minhas também, nenhuma contribuição direta pra sua dúvida. Olha, eu uso o ScadaBR no linux, tb uso Compiz, e no compiz utilizo uma função que apertando a tecla “Super (aquela com o desenho do windows)” + (girando a bolinha do mouse) dá um zoom na tela, dessa forma eu consigo mover o componente com mais precisão, isso não deixa a tarefa menos ardua, porém dá um galho na precisão.

Abraço!

Talvez apenas um grid já seria bastante útil, e de mais fácil implementação.

Fala Rodrigo, e aí, como está?

O que seria um Grid? seria tipo uma matriz com linhas e colunas onde os componentes se grudariam? Se for isso também é interessante.

Eu sei que o que eu falei foi um pouco utópico ou talvez muito idealista, por isso que dei mais de uma idéia, por que as vezes uma coisa é mais fácil de implementar do que outra, quem programa é que sofre depois né haIUhaIU, mas também são só sugestões, talvez elas nem sejam levadas em consideração…

Eu não sei o que tem tido mais importância para os desenvolvedores, se é melhorar a plataforma para ser mais rápido, com maior suporte aos protocolos e criar mais recursos de forma geral ou melhorar a aparência dos componentes e aumentar a usabilidade das representações gráficas, sei que ambas são importantes, mas geralmente o visual é o que chama mais a atenção para os usuários, o que faz com que a comunidade aumente mais rápido e ganhe mais contribuições para o desenvolvimento do projeto, embora, se forem todos apenas palpiteiros como eu, o projeto não vai mto além haUIhAIUhAIUhAhA.

Abraço

Oi pessoal,

particularmente me atrai a idéia do Grid (ou grade, se refere a estratégia de grudar os componentes ao serem mexidos com o mouse)
Pode ser simples, como “travar componentes a cada 5 pixels” até mais complexos (como os alinhamentos do Corel ou CAD, com régua, guias visuais etc., e comportamentos distintos ao usar shift, alt etc.).

Inicialmente proponho uma abordagem bem simplista mesmo, tipo mostrar campos com as coordenadas x e y no menu de edição dos componentes, assim já dá pra fazer uma correção manual muito rápida (por exemplo, digitar 50 em todos os “coordenadas x” e pulando 50, 100, 150, 200 etc. na “coordenada y”. faz uma tabela com alinhamento na vertical)

sobre as perguntas sobre prioridades, atualmente (junho e julho) estamos bastante concentrados em:

• resolver quaisquer problemas de instalador,tomcat, etc. em windows e linux
  • integração do builder flex (que hoje é apenas local) ao restante da infra-estrutura (salvando em servidor e rodando em browser)
  • conclusão do OPC para maior suporte (com ajuda de usuários na indústria)
  • adição de figuras simples e multi-estado na biblioteca gráfica (com ajuda do fabiodurao e juntando alguma coisa do m2mwidgets e fórums do mango, já contabilizamos cerca de 30 componentes novos).

(essa lista de prioridades merece um post nas “novidades” né :slight_smile: )

a respeito de interface de usuário. realmente é um capitulo à parte.
quem já usou o fix, wincc, elipse etc. acaha ficando com um nível de expectativas extremamente alto, pois estes supervisórios comerciais já estão amadurecendo há dezenas de anos e realmente tem uma “experiência de usuário” fantástica. Então nossa idéia para a interface de usuário é relacionar todas as dicas que já surgiram e continuam surgindo, em uma grande lista (talvez com umas cem sugestões), e poder discutir com designers e desenvolvedores web sobre qual abordagem tomar para um melhor uso do nosso esforço.

Pode ficar muito mais produtivo quando um desenvolvedor epecializado em interfaces já estiver “com a mão na massa” e souber de antemão váriaas especificações, podendo inclusive selecionar novos frameworks de desenvolvimento, do que adicionar cada funcionalidade isoladamente à medida que elas surgem.

Em termos de prazo, uns 60 dias poderiam ser suficientes para elaboração de tal “grande lista”, Até lá, para mudanças de interfaces de usuário continuamos priorizando apenas o que for de implantação muito rápida, ou com grau de urgência elevado (por exemplo se impedir mesmo o uso da aplicação)…

victor

Poxa, acho que esta resposta do post eu acabei perdendo e nem tinha lido, muito satisfatória a resposta aqui deixada.

Com certeza os supervisórios mais antigos no mercado levam uma grande vantagem do tempo e amadurecimento sobre o ScadaBR, porém, existem algumas ferramentas no ScadaBR que sinceramente não conhecia nos supervisórios que tive contato, como a idéia de mantar relatório e notificação por e-mail, isso é fantástico, o protocolo SQL para poder integrar o ScadaBR com um banco de dados, até usei ele, muito bom, só precisava melhor o período de amostragem, que tem sua menor escala de “segundos” limitando o período mínimo de atualização a 1 segundo, talvez isso existe em outros supervisórios mas nunca tinha visto, fora a grande qtde de protocolos, o que eu acho que é próprio apenas do ScadaBR.

Fico feliz por saber que minhas bibliotecas gráficas vão ajudar, mais pra frente posso contribuir com mais algumas poucas imagens. Gostei da idéia de colocar os números das coordenadas dos componentes gráficos para posicioná-los, estamos anciosos pela versão 0.9.1, será que essas modificações descritas acima já estarão presentes nele?

Abraço!
Fábio