Valor do ponto pode não ser confiável x Novus

Olá pessoal,

Estou tentando coletar informações de um controlador da novus com comunicação Modbus RTU Serial RS485. Criei o Data Surce com os padrões da rede e o data point para ler as grandezas do instumento. No campo "Teste de localizador de ponto" consigo visualizar o mesmo valor que está no visor do equipamento Novus bem como também no campo "Leitura de dados modbus".

Só que na tela do "Watch List" não consegue carregar os valores do controlador e apresenta a mensagem "Valor do ponto pode não ser confiável"

O que poderá ser?

Agradeço desde já!

 

 

 

Caro senhor Fernando,

Vc poderia colocar um print screen do data source, pois com as informações que vc deu, pelo menos para mim, fica vago demais.Colocando um print da tela com as informações que vc setou, vou poder saber o que vc fez e o que pode ter dado errado.

Olá dino01,

Não consigo postar aqui o print da tela, caso puder informar algum e-mail seu talvez possa me ajudar melhor.

Vou tentar explicar melhor:

Tenho dois controladores da Novus com comunidaçao Modbus RTU com a config.: 9600bps, 8N2 padrão. No SCADABR configurei o data source para Modbus Serial e apliquei as mesmas configurações minimas para comunicação com o hardware Novus. Ainda na tela de configuração do data source há um campo onde é testado os dispositivos na rede chamado de Pesquisa de nós modbus e funciona ok, o teste encontra os 02 controladores. Também na Leitura de dados modbus faço o teste de buscar as informações e tudo certo. Após os testes vou em Data points para criar a configuração de leitura para o sistema. Habilito o Data Source e o Data point. Feito isto, vou em Watch list e adiciono o Data point criado para monitoração. Em seguida surge a mensagem logo abaixo do Data point: Valor do ponto pode não ser confiável  e não informa o valor do controlador.

Notei que o ScabaBR não requisita os dados para a rede escravo, tenho um conversor USB para RS485 com leds de indicação de status de comunicação e estes não piscam.

Já tentei atualizar o rxtxSerial.dll e sem sucesso.

Espero ter explicado, caso contrario explico novamente.

Obrigado

 

Estou enfrentando o problema semelhante porem para mim começou ocorrer após a mudança do sistema operacional para Windowns 8, no 7 estava funcionando corretamente, deixei a versão do Java 6 conforme recomendado, e estou tendo problema igual ao relatado. 

Oi desculpe a demora a responder,

vc pode utilizar o laboratorio de garagem e posta lá com as configurações de set que vc fez no datasource, colocando imagem, aqui o link

http://labdegaragem.com/

se vc der o modelo dos controladores novus eu posso tentar tirar uma conclusão do que pode estar acontecendo pois como vc falou ainda continua vago, além disso, vc está usando rs485 e tem que ver de que jeito é feito a ligacao do rs485, pelo que vi até agora o problema parece estar na comunicacao serial rs485

Dino,

 

             No meu caso eu troquei o sistema operacional do computador, tirei o Windowns 8 e coloquei o 7, funcionou corretamente sem alterar nada de hardware, aparentemente este problema está relacionado ao sistema operacional.

bem poderia ser.

Se não for um problema para vc. Vc poderia me passar o equipamento e modelo e se possivel a configuracao do setting assim poderia analisar melhor a sua situacao o melhor é por uma imagem do setting do datasource aqui ou no ldg.

http://labdegaragem.com/

 

                Estou utilizando o conversor da Novus USB-i485 (isolated converter) e depois um CLP da Schneider modelo M168, não consegui acrescentar print screen por aqui, por favor me enviar seu e-mail.

meu email é :

adrianoap_rj@hotmail.com

Caros 

Gostaria de saber se o problema foi resolvido e de que forma? Outra duvida é qual o criterio para o ponto não ser confiavel? Isto esta relacionado com a saude do ponto? onde esta o parametro que indica qual o estado da saude do ponto?