Uso de banco Firebird como Data Source SQL

Olá pessoal, 

Embora seja iniciante no mundo SCADA, já consegui fazer a instalçao e execução do supervisório com sucesso. Também já fiz alguns testes com Data Sources e Data Points. O que eu preciso agora é criar um Data Source que faça consultas SQL a um banco Firebird localizado numa máquina dentro da minha rede.

Me baseei num outro post (http://www.scadabr.org.br/?q=node/98) e fiz: 1. Adicionei o conteúdo do JayBird para Java 1.6 em JAVA_HOME/jre/lib/ext 2. Atualizei o CLASSPATH c/ o caminho para o jaybird-2.2.7.jar 3. Configurei o Data Source c o nome da classe org.firebirdsql.jdbc.FBDriver

Mas como resultado estou tendo uma ClassNotFoundException, ou seja, algo deu errado na carga da classe e ele nem chegou a abrir a conexão. Provavelmente a configuração do CLASSPATH, certo?

Alguém já fez o Firebird funcionar e poderia compartilhar algumas dicas?

Obrigado!

Aos que vierem a ter o mesmo problema, consegui alguns avanços...

Foi necessário modificar o CLASSPATH do Tomcat e nao apenas o do Java. Para isso abri o arquivo de configuração do Tomcat (normalmente em C:\ Program Files\ScadaBR\conf\catalina.properties), modifiquei a propriedade common.loader e adicionei no final o path para o diretorio do Jaybird contendo os jars. 

Para garantir que funcionaria, usei o path absoluto, com os nomes formatados para 8.3 (8 chars e 3 ext) e as barras "/" ao inves das barras "\".

Entao ficou algo como: common.loader=${catalina.base}/lib,...,C:/PROGRA~1/JAYBIR~1.6/JAYBIR~3.JAR

Buenas pessoal, consegui me conectar com o Firebird usando essas configurações.

Para rodar o ScadaBr instalei o Java SE 6
Então baixei Jaybird-2.2.14-JDK_1.6.zip descompactei e peguei o arquivo jaybird-full-2.2.14.jar e colei no diretório C:\Program Files\Java\jre6\lib\ext

Reinicei o computar para reiniciar todos os serviços que o ScadaBr usa.

Nas configurações do data source
Nome da classe do driver : org.firebirdsql.jdbc.FBDriver
String de conexão: jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:/DADOS_SYNC.GDB?encoding=ISO8859_1

Espero que isso ajude. Vlw!!!