Alô Marcel, quanto tempo
Tem um pessoal discutindo e trabalhando em atualizar o ScadaBR “no mínimo” para o j8 e se possível para javas mais novos (talvez com alvo ali pelo java 12… e uma reflexão importante sobre passar para o openJDK ao invés do java da oracle).
Estou tentando oferecer meu apoio para unificar esses esforços, e para não colocarmos nova energia em problemas que já foram resolvidos antes
Quanto ao ScadaBR ter “ido parar fora do Brasil”, à primeira vista pode parecer estranho, porém mais pra frente devo voltar a fazer um post sobre isso.
Por enquanto, vamos tentar pensar que “o mundo é um só”… e não foi o desenvolvimento que foi parar lá fora – somos nós brasileiros que estamos tendo dificuldade de participar. Seja por barreiras culturais ou pela própria linguagem, a contribuição em código-fonte dos brasileiros sempre foi muito pequena, e falhamos em montar um corpo de desenvolvedores Java aptos a contribuir.
Não digo que a contribuição da comunidade é pequena, muito pelo contrário, NADA existiria sem os brasileiros, os treinamentos, os fóruns. Mas me refiro especificamente a contribuição NOS FONTES - proporcionalmente ao tamanho da comunidade, esta contribuição foi pequena, e os europeus conseguiram montar um corpo de 15 ou 20 desenvolvedores com maior facilidade. Mais uma vez, vamos trabalhar melhor na comunicação e descobrir onde o JAVEIROS VOLUNTÁRIOS estão escondidos
E da mesma forma que o ScadaBR “bebeu muito na fonte do Canadá”, agora os europeus do LTS estão “bebendo muito na fonte do Brasil”. Como eu já fazia 16 anos atrás e vou continuar fazendo, minha contribuição é menos em códigos-fonte, e mais em tentar unificar essa turma toda.
Agradeço imensamente o comentário, vc tem sido um dos divulgadores e apoiadores do ScadaBR mais importante “desde lá de trás”, e vim aqui só para comentar “que estamos atento” e “estamos trabalhando para malhor atendê-los” rsrsr
Em resumo, tem gente trabalhando nisso, estamos tentando unificar os esforços, e logo logo este esforço “subterrâneo” vai começar a emergir.
Se você tiver avanços, posta aqui. Se não tiver avanços, posta aqui as mensagens de erro do caminho.
Grande abraço