Tenho o ScadaBr na Cubieboard 2

Amigos,

estou com o ScadaBR instalado na cubieboard. Não foi dificil essa instalação. Contei com a ajuda de um amigo que conheçe de linux mas não conheçe esse supervisório.

Instalei o de praxe: mysql, tomcat6, java, librxtx.

Ao acessar o sistema pela browser ele entra na página de login normalmente. Crio os datashources e datapoints.

Só que estou tendo problema pois não consigo ver nenhum gráfico. Alguem já se deparou com este problema?

A distro do linux que estou usando chama-se cubian. Ela é bem simplificada, por isso estou com receio de estar faltando algo.

Quem puder ajudar, vou agradecer eternamente.

até

Tudo bom?

Eu também possuo o ScadaBR no cubieboard 2 - a20 no cubian!

A única diferença é que não estou usando o mysql, estou usando o derby, mas está funcionando normalmente.

Preciso ajustar algumas coisas na programação para ele realizar algumas coisas que preciso, mas o sistema em si está funcionando normalmente.

Única coisa que não consegui resolver é que as vezes ele perde a porta usb, e preciso importar as coisas denovo, isso é muito chato, deve ter uma maneira de resolver isso hehehe!

Oi Carlos,

Se você estiver utilizando um conversor serial-usb, tem muito problema com eles =/

O que acontece é que os driver destes dispositivos muitas vezes "some" com a USB. Já vi isso em muitos sistemas embarcados.

Existe um contorno, através da utilização de uma checagem da usb através de um evento, ou você pode setar no alarme do DS para ele reiniciar através de um script - utilizando as funções dataSourceDisable() e dataSourceEnable().

O que se faz normalmente em sistemas embarcados é monitorar a porta serial, se perder conexão, você reinicia o USB.

Grosseria mesmo =]

Bom, se quiser saber mais posso te indicar algumas referências.

Diego,

preciso de sua ajuda. Não consegui instalar o conversor usb -RS485 no cubian Release 2. Passei para o ubuntu linaro e ele não reconhece. Vc instalou como? Eu tinha o cubian release 1 e funcionava. Por que será que no release 2 não funciona?

Minha recomendação para rodar o Cubieboard 2 é usar uma imagem compacta do Debian Server gravada em um SD. A imagem é de apenas 900MB, mas pode-se expandir utilizando o Gparted. Uma vez instalada rodando somente pelo prompt, instala-se apenas o que for necessário, inclusive o ambiente grafico (lembrando q o tomcat não depende do ambiente gráfico pra rodar). As imagens podem ser obtidas em:

http://linux-sunxi.org/Bootable_OS_images

Amigo jleoncio,

conte mais detalhes de sua distribuição. Estou com vários testes em andamento. Cubian r1 e r2, linaro, fedora 19 e android 4.2.2.

Camarada

Também testei todas estas distribuições, e pelo q percebi, elas são voltadas para o usuário utilizar o cubieboard 2 propriamente como um mini pc rodando um SO com todas as funcionalidades básicas.

Para o propósito de utilizar como automação, inclusive com o SCADABR elas não são recomendáveis, pois aumenta a concorrência por recursos do sistema. Já uma imagem limpa e compacta como a do Debian permite customizar a instalação apenas de pacotes essenciais para rodar o tomcat.

Segue abaixo o link direto para o Debian Server (arquivo .xz) basta decompactar e gravar a imagem em um SD com o Win32DiskImager, ou similar. Lembrando q vai rodar apenas na linha de comando, sem ambiente gráfico (o q pode ser instalado posteriormente com o apt-get).

http://dl.linux-sunxi.org/users/hramrach/cubieboard2-linux3.3-SD-card-image/

Após a instalação, poste suas impressões.

sds

Boa noite,

Qual foi a versão do Java fui utilizado com a Cubieboard.

Obrigada

Oi Sidney,

Como mencionei, estes conversores tem problemas sim, mas com um pouco de pesquisa nos forums do Cubieboard e do Debian deve ser mais fácil encontrar a solução.

Alguns comandos que podem auxiliar

#dmesg - mostra as mensagens do sistema - Você pode por exemplo ver as mensagens da USB quando conecta e verificar qual o PID e VID do USB-Serial do conversor. Isso vai ajudar você nos fórums do Cubieboard.

#lsusb - mostra os equipamentos conectados às portas USB.

Veirificar qual o conversor (chip) é muito importante para encontrar as respostas certas para seu problema.

Abs

Patricia,

estou usando o java6.

Já estou usando estes comandos e realmente ajudaram. O problema que eu tive foi com o conversor.

Comprei outro e está full. O sistema está 24h ligado e funcionando.