Supervisório PLC Siemens S7 200

Gostaria de saber se consigo comunicação com o S7 200 via comunicação serial/PPI?

Vc pode comunicar com o ScadaBR se vc tiver instalado no seu s7200, a biblioteca modbus, que a siemens vende, se vc usar um serviço de OPC SERVE, ou se vc criar seu proprio protocolo de comunicaçao via ASCII.
Ainda estou estudando outras opçoes.Mas Essas sao as encontradas no manual do S7 200.

obs: Vc pode tb comprar outros modulos que permitem comunicaçao do ScadaBR com S7200 como o modulo Ethernet por exemplo.

Muito obrigado pela resposta rápida!
Isto iria me atender bem se já existisse um driver d comunicação free ou algo simples de fazer a comunicação.
Vocês teriam alguma literatura sobre OPC?

Estou interessado em fazer o curso presencial do ScadaBR, mas antes gostaria de saber se vocês poderiam dar um suporte para me ajudarem a fazer a comunicação do meu PLC S7 200 com o supervisório.
Será que vocês conseguiram dar este suporte, a qualquer dia da semana no horário noturno, previamente combinado, através do Teamviewer?
Atenciosamente,
Rafael

Qual o modelo da tua CPU ??

A opçao mais à vista seria vc adquirir à biblioteca modbus e utiliza-la para conectar com o scadabr, as outras opçoes é POG(projeto irientado à gabiarras), podemos analisar os POGs que existem mas j’ai fica por sua conta à implementaçao.

Eu ate acho que tenho essa biblioteca modbus em algumas pasta esquecida, teria que procurar. Mas no Momento estou de ferias fora de casa, so volto em Agosto :thinking:

O modelo da minha CPU é a 226.
Se você tiver o drive modbus, já me ajudaria muito.
Se você puder me ajudar, fico no aguardo do retorno das suas férias.

OI, cheguei ontem e hoje ja dei uma olhada no meus velhos arquivos, infelizmente nao sei se tenho, eu achei essa pasta aqui mas nao acho que seja do drive Modbus para S7, como eu nao uso windows, nao posso te dar certeza aqui o link
https://drive.google.com/drive/folders/16w1fLrsYU-63I-GXzBDLFcmhJl5SVFzD?usp=sharing

Tem tb o LIBNODAVE ( mas isso ja é o lado negro da força) :grinning:

Dino,

Obrigado pela ajuda!
Olhei todos os arquivos do link que você passou e estes eu já tenho.
Eu estava estudando o assunto sobre o ScadaBR e também o manual do PLC S& 200 e gostaria que você confirmasse se estou correto:
O scada é configurado para master e o PLC tenho que configurar como Slave, então são necessárias duas bibliotecas para carregar no PLC: MBUS_INIT e MBUS_SLAVE.
O manual informa como carregar.
A minha linha de raciocínio está correta ou está faltando alguma coisa a mais?
Tentarei procurar esta duas bibliotecas no LIBNODAVE.

Atenciosamente,
Rafael

Entao e como vc falou, o Scadabr e o Master e vc deve configurar seu s7-200 para escravo. quanto aos detalhes da biblioteca eu nao sei te dizer mas vou dar uma olhada num manual para ter uma ideia. so use o LIBNODAVE em ultimo caso, no geral use o recomendado pela siemens que é a lib do Modbus. Uma vez instalada a bilbioteca no seu s7-200 e so utilizar, outra se por acaso vc conhecer um simulador de s7-200 que eu possa ser usado com modbus por favor me informa. do resto e mao na massa.
Se vc conseguir fazer a comunicaçao com o scadabr agradeceria se vc fizesse um tutorial pra gente aqui da comunidade.

OK!
Vou continuar tentando acha as bibliotecas. caso encontre, com certeza vou escrever um tutorial na comunidade.
Vou continuando com a minha odisseia de encontrar as bibliotecas!

Dino,
Tentei de várias formas encontrar a biblioteca do MODBUS, mas sem sucesso!
Você poderia me ajudar a fazer a comunicação via LIBNODAVE?