Sugestões ao projeto

Olás,

Recebi há pouco um email que dizia haver mudanças no site do projeto. Acessei, mas não consegui identificar as alterações realizadas.

Gostaria de abrir algumas sugestões para discussão:

  1. unificação do slogan - o site do projeto tem um slogan (“Automação para Todos”) e aqui na Certi temos outro (“Automação Open Source”). Penso que devemos optar por um. Particularmente acho mais interessante o segundo;

  2. projeto gráfico - para a apresentação da API desenvolvida, houve uma contribuição de um designer gráfico da Certi que deu uma “garibada” nas fontes, logo, css’s, layout, etc. de uma aplicação web para consumo da API. Esse projeto gráfico ficou bem bacana, mas infelizmente não pode ser aplicado ao portal do projeto por causa das tecnologias (e de seu custo associado) aplicadas: o portal é PHP+Apache e o projeto gráfico é um cliente Java Web que roda

  3. abstract do projeto na página inicial do portal - percebi que muitos projetos achados na internet tem na sua primeira página um resumo do que é, para que serve e onde se aplica. O ScadaBR parece ser (nada contra!) um blog. Acho que falta uma introdução, mesmo que rápida, sobre o que é o ScadaBR;

  4. sourceforge - acho que seria bacana registrar o projeto no sourceforge e convidar o time de desenvolvimento que está na Certi para participar.

  5. fisl [http://softwarelivre.org/fisl11/] - já que temos a primeira versão do ScadaBR disponível, que tal mostrar esse projeto à comunidade Open Source do Brasil? A chamada de trabalhos vai até o dia 08/05/10.

Por enquanto é isso!

Saudações scadianas,
GTL

caro colaborador GTL

:slight_smile:

  1. ok, feito

  2. ok, feito

  3. estamos providenciando…

  4. migrado! :wink: http://scadabr.svn.sourceforge.net/ - quem precisar acesso favor entrar em contato, logo publicaremos o svn pra checkout anonimo aqui no portal.

  5. nossas submissões tão aguardando resposta. Todos em caravana :stuck_out_tongue:

abçs

Sei que está para sair a versão 1.0, creio que nessa já não caiba mais nada, mas vai aí algumas sugestões:

  • O manuseamento dos alarmes ainda é um pouco trabalhoso, exemplo: houve uma excessão de ModBus em um data_source meu, aconteceu no sábado, só hoje eu vi, já até corrigi o problema, o pior foi ter que ficar uns 20 minutos reconhecendo todos os alarmes, pq quando clico em reconhecer todos os alarmes ele só reconhece os que estão nas 2 ou 3 próximas páginas, aí tenho que repetir o processo várias e várias vezes, ainda nesse âmbito, esse meu problema gerou cerca de 5000 alarmes, um pouco demais não é? Podereia ter gerado apenas 1, dizendo por quanto tempo ficou fora do ar o data_source ou se ainda está fora do ar, ou quando voltou ao normal ou quantas vezes saiu do ar e voltou ao normal, mas algo que só fosse visível caso eu desejasse. Não sei se existe hoje algum jeito de fazer com que ele dê menos erro.

  • Outro coisa que já disse é o gerenciamento de usuários. Esse supervisório que estou montando é para fazer o ensaio de motores em vazio e com carga de um laboratório à distância, ah principio é isso, porém estou sentindo a falta de algum gerenciamento de prioridades de usuários, por exemplo tenho 2 professores neste projeto e alguns alunos que vão ter acesso a este supervisório, se um professor estiver logado no ScadaBR e começar a fazer o Ensaio do motor e um aluno chegar no sistema, este aluno não poderá modificar o que o professor fez ou interromper o processo no meio, quanto a isso tem solução, é só criar um usuário para os alunos com permissão apenas de leitura ok, agora e se um professor estiver fazendo o Ensaio e o outro professor tb se logar eu não tenho como dar mais prioridade para um do que para outro, visto que ambos terão permissão de escrita no Supervisório, creio que a prioridade poderia ser feita de algumas formas diferentes, quem está a mais tempo ter prioridade, ou um usuário ter mais prioridade que outro mesmo que ambos possam escrever e além disso seria importante que tivesse uma tela ou quadro o tempo todo mostrando os usuários online (logados) e quantos são porque no meu caso provavelmente vai existir uma senha universal para todos alunos que quiserem só bisbilhotar, só com permissão de leitura, poderia ser um usuário aluno, porém podem ter 5 pessoas ao mesmo tempo logadas como alunos, o mesmo pode acontecer para os professores, a prioridade pode ser feita também por agendamento de uso, um professor vai dar uma aula amanhã, então hoje ele entra no sistema e reserva aquele horário para ele, o outro professor não vai poder realizar escrita neste horário, apenas leitura, o que acham?

Abraço, ótimo sistema!