Softwares para auxiliar no desenho da HMI

Boa tarde pessoal, sou iniciante no ScadaBR e estou começando agora a estudar como fazer HMI. Estou encontrando muita dificuldade de fazer uma organizada e bonita só com recursos gráficos do ScadaBR. Vocês podem me indicar softwares onde vocês desenham suas HMI para colocar no ScadaBR ?

Eu costumo usar 3 programas a saber:

O inkscape é de longe a minha primeira opção sempre, pois por ele eu posso fazer tudo, mesmo usando o Blender3D para uma IHM 3D, geralmente eu faco um esboço no inkscape de como deveria ficar a ihm, depois vou para o Blender e modelo o que preciso.

O gimp serve para editar imagens bitmap que talvez possa precisar, seja imagem da internet, fotos, onde tenho que limpar a imagem, remover partes indesejadas, etc.

Eu estou para escrever um tutorial simples sobre como usar o inkscape para fazer uma IHM aqui para o fórum, contudo estou ocupado no momento no pré-lançamento do ScadaBR 1.2 e logo depois do lançamento, estarei colocando novos tutoriais no fórum. Fique ligado.

Qualquer dúvida, me procure PVT.

2 curtidas

Muito obrigado Wagner, vou começar a estudar imediatamente esses softwares para tentar fazer alguma coisa, tomara que de certo. Esse tutorial ajudaria muito , boa sorte pra fazer, que de tudo certo. Se ocorrer alguma dúvida te mando mensagem.

Concordo plenamente que pode-se fazer trabalhos excelentes e de altíssimo nível profissional com o Inkscape.
se preço não importa, melhor comprar uma mesa digitalizadora como XPPen Artist 15.6 Pro que você desenha na propia tela.