Sobre elétrica na rede modbus

Senhores,
implantamos uma rede para Modubus, e após alguma pesquisa econtramos a solução ScadaBR.

Bem, meu cenário é o seguinte:

  • 10 controladores ligados no mesmo cabo, sendo:
    – 5 Temp/Umidade - N323RHT
    – 5 Pressão N1220 - Novus
    Coloquei os de Pressão com BAUD 9600 para trabalharem na mesma faixa dos Temp/Umidade

  • O Cabo possui por volta de 60 metros, sendo um cabo de 3 vias (3x0,30mm²) com malha (shielded) que nosso eletricista passou.
    Esse cabo leva a energia e dados para os dispositivos, sendo:
    – Malha negativo
    – Verm positivo 24v
    – Preto D0
    – Verde D1

  • Mango versão 1.12.2

    A configuração é relativamente simples, mas os controladores de TEMP/UMIDADE não respondem sempre. Os de pressão não apresentam problema.

Aqui vão minhas dúvidas:

1 - Eu posso colocar numa mesma rede controladores com funções distintas?
2 - A fiação pode levar energia e dados (MODBUS-RTU) no mesmo cabo?
3 - Seria melhor separar a fiação e usar par trançado para os dados?
4 - Na leitura dos controladores de TEMP/UMIDADE, de cada 10 leituras eles respondem 3 ou 4. Geralmente isso é causado por questões elétricas ou configurações nos dispositivos ou software?

Bem, fizemos vários testes mas estamos na estaca zero com esses problemas.

O que os senhores indicam no meu caso?

Grato pela atenção e parabéns pelo trabalho!

Marcelo Amorim Ferreira

Olá…

Quanto aos seus questionamentos o que posso dizer é que uma rede MODBUS pode suportar sem problemas equipamentos com funções diferentes. O que você deve garantir é a configuração dos equipamentos. Baudrate, paridade, stop bits devem estar idênticos em todos os equipamentos, incluindo o Scadabr.

As boas práticas de instalação elétrica dizem que cabos de força ou alimentação devem passar em calha separada dos cabos de sinais, ou seja, o ideal seria separar.
Utilizar sempre cabo par trançado com blindagem.
Se não souber como é o terra do local onde está instalando a rede RS-485 aconselha-se colocar a blindagem em apenas um lado da rede e o outro lado deixar em aberto, pois se os “terras” forem diferentes, pode haver diferença de potencial e danificar os equipamentos.

Outro detalhe muito importante nas redes RS-485 (e que muita gente peca neste item) é a utilização da terminação de rede. Ela deve ser instalada no primeiro e no ultimo equipamento da rede. Em uma rede RS-485 pode haver apenas duas terminações.
Embora as vezes uma rede possa a vir funcionar sem ela o CORRETO é sua utilização.
A terminação pode ser um resistor de 120 ohm (terminação passiva) ou uma associação de resistores 390, 220 e 390 ohm. (na internet você acha como ligar…)

Você comentou que as vezes comunica e outras vezes não. Verificar se todos os endereços que você está solicitando deste escravo realmente existem. Caso contrário ocorreram timeouts na rede. Você pode realizar um testes utilizando um simulador MODBUS e testar se todos os endereços são válidos.

Bom o que me vem a cabeça é isso por hora. Verifica estes itens e retorna.
Abraço!

Perdoe a minha Português, estou usando Traduz Google para converter o texto. Acho que a resposta fornecida é um bom conselho, mas Power over Ethernet é uma configuração válida. Seria sábio seguir a especificação IEEE 802.3at, mas se você testar, também é possível exceder o spec. É absolutamente crítico para utilizar pares trançados e cabos blindados. Para solucionar o communcations primeiro, você não pode querer o Power over Ethernet. Verificar a sua comunicação criada primeiro e depois tente adicionar o poder para ver se isso afeta a comunicação. Também prestar muita atenção para os comprimentos de Tensão / Corrente e cabo. 60 metros não é pequena, então isso pode ser um fator.

Você pode usar Traduz Google através do Google Chrome para traduzir esta página, se necessário.