Sistema SCADA em comunicação por internet

Olá, sou novo na área e principalmente no software ScadaBR e gostaria de saber se há necessidade de algum plugin ou complemento para que o supervisorio criado no SCADAbr seja disponibilizado ao usuário pela internet ou um app.
Gostaria se possível de um pequeno resumo de como fazer… Tenho sensores equipados rs485 e ModBus RTU, os sensores ficam em caminhões moveis e gostaria de apresentar o supervisorio em celulares.

O ScadaBR roda numa janela de navegadoe de interner. Logo pode ser acessado pela internet. Existe questoes de segurança envolvidos na ideia de abrir acesso via internet. Mas basta vc fazer o segunte: Em seu roteador de internet ou modem crie um redirecionamento de porta apontando para o ip 8080 de seu computador rodando o scadaBR. Ai quando chegar a requisicao pela internet o roteadpe vai passar pro tomcat responder.

Alguns roteadores caseiros tem a funcao de virtual server em vez de redirecionamento de porta. Veja com seu administradpr de redes ou a documentacao do seu roteador

2 curtidas

Wagner

Você poderia me esclarecer uma dúvida em relação a esse tipo de problema com a comunicação do ScadaBr e Ethernet Shield?
Criei um servidor linux Debian VM e instalei o ScadaBR com servidor Tomcat. A instalação foi realizada com sucesso. Fiz a programação do Arduino Uno e Ethernet Shield, após essa programação realizei as configurações no ScadaBR para se comunicar e os data points certinho com ips e tudo.
Na minha rede local eu acesso o ScadaBR de qualquer computador, mas a comunicação do Ethernet Shield não funciona e nem ping da rede. Seria relacionado o que você ta informando o redirecionamento de porta do roteador?
Você poderia me ajudar?

Sim, veja o caso:

Se os arduinos estao na mesma rede local que o scadaBR vc acessa eles normalmente, eh preciso que a VM do ScadaBR possa enxergar a rede local e vice versa. Para que o ScadaBR seja visto pela internet, precisa fazer o redirecionamento de porta 8080 do ip do ScadaBR para o roteador poder dar acesso da internet ao ScadaBR. Contudo, vc só pode abrir a internet para um IP na sua rede por porta. Contudo, cada arduino que tem ethernet, se quer acesso da internet para ele, precisa redirecionar a porta que ele usa para funcionar.

1 curtida

Entendi perfeitamente!
VM do ScadaBR estar acessível perfeitamente na rede local. O problema que eu estou tendo é que ao configurar o ethernet Shield nem se quer pinga na rede local. Por isso que eu gostaria de saber se a algo especifico na configuração do arduino com ScadaBR em modbus tc ip

pingar a ethernet shield?

o range de ips da ethernet shield é o mesmo da rede local?

Eu nao tenho certeza, mas acho que a ethernet shiedl nao responde ping…

Entendi Wagner em relação ao range de ip tipo:
O ip do servidor VM ScadaBR é: http://192.168.1.10:8080/ScadaBR
O ip da configuração do Arduino Ethernet Shield que eu estava realizando : 192.168.25.16, esse ip eu estava configurando no ScadaBR para obter a identificação da placa.

Deve ser por isso então que não estava reconhecendo?
O ip do Arduino Ethernet Shield deve ser no range no do ScadaBR

Exato! se estiver em ranges diferentes você deverá configurar rotas entre as redes, mesmo que estejam no mesmo switch

1 curtida

Obrigado mais uma vez!