Olá, sou novo na área e principalmente no software ScadaBR e gostaria de saber se há necessidade de algum plugin ou complemento para que o supervisorio criado no SCADAbr seja disponibilizado ao usuário pela internet ou um app.
Gostaria se possível de um pequeno resumo de como fazer… Tenho sensores equipados rs485 e ModBus RTU, os sensores ficam em caminhões moveis e gostaria de apresentar o supervisorio em celulares.
O ScadaBR roda numa janela de navegadoe de interner. Logo pode ser acessado pela internet. Existe questoes de segurança envolvidos na ideia de abrir acesso via internet. Mas basta vc fazer o segunte: Em seu roteador de internet ou modem crie um redirecionamento de porta apontando para o ip 8080 de seu computador rodando o scadaBR. Ai quando chegar a requisicao pela internet o roteadpe vai passar pro tomcat responder.
Alguns roteadores caseiros tem a funcao de virtual server em vez de redirecionamento de porta. Veja com seu administradpr de redes ou a documentacao do seu roteador
Wagner
Você poderia me esclarecer uma dúvida em relação a esse tipo de problema com a comunicação do ScadaBr e Ethernet Shield?
Criei um servidor linux Debian VM e instalei o ScadaBR com servidor Tomcat. A instalação foi realizada com sucesso. Fiz a programação do Arduino Uno e Ethernet Shield, após essa programação realizei as configurações no ScadaBR para se comunicar e os data points certinho com ips e tudo.
Na minha rede local eu acesso o ScadaBR de qualquer computador, mas a comunicação do Ethernet Shield não funciona e nem ping da rede. Seria relacionado o que você ta informando o redirecionamento de porta do roteador?
Você poderia me ajudar?
Sim, veja o caso:
Se os arduinos estao na mesma rede local que o scadaBR vc acessa eles normalmente, eh preciso que a VM do ScadaBR possa enxergar a rede local e vice versa. Para que o ScadaBR seja visto pela internet, precisa fazer o redirecionamento de porta 8080 do ip do ScadaBR para o roteador poder dar acesso da internet ao ScadaBR. Contudo, vc só pode abrir a internet para um IP na sua rede por porta. Contudo, cada arduino que tem ethernet, se quer acesso da internet para ele, precisa redirecionar a porta que ele usa para funcionar.
Entendi perfeitamente!
VM do ScadaBR estar acessível perfeitamente na rede local. O problema que eu estou tendo é que ao configurar o ethernet Shield nem se quer pinga na rede local. Por isso que eu gostaria de saber se a algo especifico na configuração do arduino com ScadaBR em modbus tc ip
pingar a ethernet shield?
o range de ips da ethernet shield é o mesmo da rede local?
Eu nao tenho certeza, mas acho que a ethernet shiedl nao responde ping…
Entendi Wagner em relação ao range de ip tipo:
O ip do servidor VM ScadaBR é: http://192.168.1.10:8080/ScadaBR
O ip da configuração do Arduino Ethernet Shield que eu estava realizando : 192.168.25.16, esse ip eu estava configurando no ScadaBR para obter a identificação da placa.
Deve ser por isso então que não estava reconhecendo?
O ip do Arduino Ethernet Shield deve ser no range no do ScadaBR
Exato! se estiver em ranges diferentes você deverá configurar rotas entre as redes, mesmo que estejam no mesmo switch
Obrigado mais uma vez!