Olá, sou novo na área e principalmente no software ScadaBR e gostaria de saber se há necessidade de algum plugin ou complemento para que o supervisorio criado no SCADAbr seja disponibilizado ao usuário pela internet ou um app.
Gostaria se possível de um pequeno resumo de como fazer… Tenho sensores equipados rs485 e ModBus RTU, os sensores ficam em caminhões moveis e gostaria de apresentar o supervisorio em celulares.
O ScadaBR roda numa janela de navegadoe de interner. Logo pode ser acessado pela internet. Existe questoes de segurança envolvidos na ideia de abrir acesso via internet. Mas basta vc fazer o segunte: Em seu roteador de internet ou modem crie um redirecionamento de porta apontando para o ip 8080 de seu computador rodando o scadaBR. Ai quando chegar a requisicao pela internet o roteadpe vai passar pro tomcat responder.
Alguns roteadores caseiros tem a funcao de virtual server em vez de redirecionamento de porta. Veja com seu administradpr de redes ou a documentacao do seu roteador
Wagner
Você poderia me esclarecer uma dúvida em relação a esse tipo de problema com a comunicação do ScadaBr e Ethernet Shield?
Criei um servidor linux Debian VM e instalei o ScadaBR com servidor Tomcat. A instalação foi realizada com sucesso. Fiz a programação do Arduino Uno e Ethernet Shield, após essa programação realizei as configurações no ScadaBR para se comunicar e os data points certinho com ips e tudo.
Na minha rede local eu acesso o ScadaBR de qualquer computador, mas a comunicação do Ethernet Shield não funciona e nem ping da rede. Seria relacionado o que você ta informando o redirecionamento de porta do roteador?
Você poderia me ajudar?
Sim, veja o caso: