Sistema embarcado baseado no protocolo modbus sobre TCP/IP

Oi pessoal, meu nome é Fabiano da Universidade Federal de Ouro Preto e venho desenvolvendo um sistema para automação predial ou residencial baseado no protocolo modbus sobre TCP/IP utilizando microcontroladores da microchip com um middleware para conexão com um banco de dados, atualmente o sistema trabalha com o protocolo modbus RTU e permite que os dispositivos funcionem como master e slaves além disso o sistema embarcado conta com uma interface gráfica, touch screen e entradas e saídas (digitais e analógicas) além de um sistema de autenticação. Outra característica é a utilização de POE para alimentar os dispositivos e um banco de dados vinculado a um middleware que permite acessar as informações dos dispositivos apenas pelo banco de dados, alguns testes já fora feitos com o scadabr funcionando de maneira satisfatória. Por enquanto não estou disponibilizando o código pois pretendo colocar uma linceça de open source nele assim como disponibilizar o esquema da placa. Assim caso alguém tenha algum interesse no projeto favor me contactar.

Olá Luis Faviano:
Eu gostaria de saber mais sobre seu projeto, meu nome é Manuel e eu sou do Chile. scadaBR quiser começar a usar e desenvolver projetos. como o controle centralizado de condomínios residenciais, a criação de uma ferramenta centralizada no escritório do administrador do condomínio, com alarmes sensor de monóxido de carbano e sensores de movimento.
Todos os sensores conectados à rede de 485 Modbus RTU.
Em seu projeto, as equipes estão usando?
um abraço de chile

Desculpem a tradução … É com Google

Diga-me se podemos falar espanhol e se você usar o Skype.

Manuel Tapia

Oi Manuel eu não falo espanhol mas deu para te entender a tradução. O projeto é baseado no protocolo modbus sobre tcp/ip, eu fiz uma versão mais leve do protocoo para sistemas embarcados e utilizei a pilha tcp/ip da microchip. Tenho uma versão do circuito em (protoboard) vamos fazer as placas de circuito agora para colocar numa sala de servidores e no controle de acesso de usuários e para monitorar sensores de presença, acionar uma tranca e medir a temperatura de uma sala. Vamos usar também para autenticação de usuários usando o banco mysql . Estou usando a rede ethernet não utilizo RS485 pois queria usar meu sistema embarcado como um gateway ou um relay para uma rede RS485. O projeto foi feito em java (o middleware), o programa do sistema embarcado foi feito com o compilador C18 e o microcontrolador é o 18f4620. Eu estava trabalhando com sdcc mais ele deu uns problemas com a pilha tcp/ip ai tive de parar mas vou vê se ainda mudo o compilador pois o sdcc é livre. Eu não falo espanhol, falo um pouco Inglês. Ah vc estuda é de alguma universidade do chile?

Fabiano.

Boa noite, Fabiano. 

Lendo esse seu post antigo, 2012, gostaria de saber se você terminou os projeto com TCP/IP. Estou tentando desenvolver um projeto que também utilize, alem dos protocolos usuais de rede, o protocoloSNMP junto com uma MIB.

Se puder entre em contado para conversamos.

um abraço.

Valmir,

eu já estou usando o snmp faz algum tempinho. Na rede interna foi tranquilo. Monitoro servidor, estrutura de rede, impressora. Agora eu queria monitorar em outras redes via internet e nunca consegui.

Se quiser podemos conversar.