Sistema de monitoramento de tanques de solventes

Rogério Ribeiro da Silva

Celular
+55 15 99104-8051

Email
rogribeirosilva82@gmail.com

Técnico em automação industrial, graduando em engenharia.

Minha Jornada de Aprendizado com o Software SCADAbr: Superando Desafios

Minha experiência com o software SCADAbr foi desafiadora, porém gratificante. Inicialmente, enfrentei dificuldades com a curva de aprendizado e a complexidade da ferramenta. Configurar protocolos de comunicação e solucionar problemas se tornaram partes essenciais do processo.
No entanto, à medida que superava esses desafios, experimentava um crescimento profissional notável. A sensação de dominar o SCADAbr e a capacidade de criar sistemas de controle eficazes foram recompensadoras.
O apoio da comunidade online também foi valioso, fornecendo orientações e soluções para problemas específicos. Em resumo, minha jornada com o SCADAbr foi repleta de desafios, mas essas experiências enriquecedoras moldaram meu crescimento profissional e aprimoraram minhas habilidades.
Muito obrigado a galera do fórum pela ajuda!
Deus abençoe :pray::pray:

Segue o projeto completo em pleno funcionamento.


Estes são os tanques monitorados por sensores tipo radar Ex.


Este é o painel elétrico com os indicadores N1540 Novus, fonte DC 24v, barreira intrisseca e conversor Rs485 para Ethernet para comunicação em servidor. Obs Painel é grande pois futuramente ira entrar um plc.

E finalmente as telas de monitoramento.


Tela principal de leitura rapida.


Tanque 01 e seus detalhamentos.


Tanque 02 e seus detalhamentos.


Tanque 03 e seus detalhamentos.


Tanque 04 e seus detalhamentos.


Histórico semanal.

3 curtidas

Parabéns por compartilhar sua experiencia, uma dica, no grafico do historico, existem picos momentâneos de nivel, se eles não são verdadeiros, tipo, uma falha de leitura, ou erro de comunicação, voce pode fazer um meta datasource e jogar as medições la, fazer uma media e excluir valor maximo ou minimo muito diferentes das ultima leitura, requer um pouco de exercicio de javascript, limpar valores minimo máximo nas propriedades do datapoint só valem se os valores forem muito fora da escala. Isso eu costumo mudar também no sensor. Isso vai deixar a escala do grafico melhor.

1 curtida

@WagnerdeQueiroz agradecido pelo seu comentário e sua observação.
Esses picos ainda estou os analisando e entendendo, eles são provenientes de vários fatores: retorno do próprio líquido em momentos de recirculação, vibração das tubulações, condensação entre outros desvios.
Mas estudarei a sua dica!
Muito obrigado :pray::pray:

Uma forma mais simples de se resolver isso também seria aumentar o tempo do filtro para 5 ou mais no controlador, hoje está em 1 .

Atualização e melhorias!
Em abril chegará mais 4 sensores :pray::pray: