Simultaneidade, configuração Modbus

Ola
Programei um PIC para Modbus RTU, ao tentar fazer escrita unica função 5 (clicando e varias de forma rápida para teste), tive um erro de buffer não lido na porta que desativa a comunicação serial do PIC, eu já sei como contornar isso, mas esse erro apareceu mais em simultaneidade - função.

Gostaria de uma explicação de cada uma delas:

Simultaneidade - Função (Acredito ser Master padrão).
Simultaneidade - Escravo (Acredito ser slave monitor ou também conhecido como mestre temporário, seria para redes onde se tem CLP como mestre).
Simultaneidade - Transporte (não sei o que é).

Notei que as funções de escrita estão fora do intervalo de atualização de leitura (1 em 1 segundo por exemplo) respondendo imediatamente, o tempo de resposta que tenho para PIC e 25ms este tempo esta de acordo com um equipamento comercial Modbus RTU.

Rafael estou querendo desenvolver uma aplicação com Modbus RTU mas não sei por onde começar,teria como você me enviar um exemplo simples?O que eu vou precisar é apertar uma tecla e enviar o valor da tecla para o Scadabr .Meu email é alexsandro_rs@ibest.com.br.
Obrigado pela atenção!

Depende de qual seu objetivo, caso queira apenas ler o PIC pode usar ASCII e configurar um DataPoint, seria mais facil.
Eu fiz a programação em Basic, pra adaptar terá que entender o compilador que esta usando , se você usa um compilador em C:

De uma olhada:
http://shahrulnizam.com/pic-lesson-modbus/