Servidor x PC

Olá, como o fórum estava meio parado, resolvi colocar algo aqui para ter as opiniões dos senhores, bom pretendo trabalhar com o ScadaBR em automação residencial e claro que para isso, além de um dispositivo como CLP instalado no meu cliente, terei de ter uma máquina para servir o supervisório SCADABR, como não existe uma especificação de configuração mínima, gostaria de discutir com os senhores qual o computador mais barato que poderia ser utilizado para o ScadaBR e também se é necessário a compra de um SERVIDOR ou um PC funcionaria 7/7 (dias) numa boa.

Como sei que o ScadaBR não é muito pesado, pesquisei os servidores mais em conta, no site da Dell tem esse
http://www.dell.com/br/empresa/p/poweredge-t110-2/pd
por R$1.399,00 o que não é tão caro para um serviço deste gênero, porém, um PC com a mesma configuração, sem os SLOTS que esse tem de sobra, não custaria mais que R$ 500,00 o que já me sobrariam R$899,00 no bolso ou baratearia meu produto.

Creio que o CDROM não é importante, só vai ser usado na instalação, depois pode ser tirado, então poderia usar o meu próprio leitor de CD. (Também não são necessários: Monitor, teclado, mouse, caixa de som - tudo isso poderia usar do meu e deixar apenas o gabinete instalado na casa do cliente)

Vi algumas pessoas dizendo que os servidores são feitos pensando no uso ininterrupto, porém ouvi outras pessoas dizendo que já criaram diversos servidores com PCs e que nunca tiveram problemas, então eu gostaria de saber dos senhores que são mais experientes, quais são as vossas opiniões…

Abraço!

Sim um PC comum pode ser usado como servidor, mas como o PC vai ficar ligado todo o dia, deve escolher um Hardware de boa qualidade principalmente a fonte.