Olá a todos, é meu primeiro post e venho aqui pedir ajuda ao colegas.
eu trabalho numa praça de pedágio e nela existe uns sensores na pista, uns laços indutivos e umas barreiras óticas. Queria saber se é possível montar com o ScadaBR um supervisório onde possa visualizar em tempo real esses sensores atuando e controla-los (ligar e desligar sensores) pelo programa.
O CLP que está fazendo a leitura desses equipamentos tem que ter suporte a (01) dos inumeros protocolos que o scadaBR trabalha. É provavel que seu CLP possua comunicação via Modbus RTU , IP, ASCII, OPC da. Se você tiver o Scadabr instalado, no menu “data sources” é possível verificar quais protocolos são compativeis com o scadaBr.
Uma vez seu CLP habilitado para um dos protocolos compativeis o supervisorio poderá fazer o que você precisa.
Eu instalei aqui em meu PC o ScadaBr e fui na DATA SOURCES que você comentou, tem vários protocolos mesmo, inclusive para ethernet, mas lembrei que a CLP só tem entrada serial e uma USB, CLP da Panasonic.
como posso começar a fazer meu supervisório, como é feita essa ligação do CLP com o PC?
Teria algum exemplo de como posso fazer isso? Queria aproveitar que estou de férias para aprender mais sobre o assunto, atualmente estou estudando mecatrônica, mas ainda não cheguei na parte de automação e instrumentação.