Scripts

Boa noite!
Estou desenvolvendo um projeto cientifico sobre sistemas supervisórios e escolhi o scadabr para estudos.
Gostaria de saber qual linguagem é usada no programa, e se os scripts são programados por Javascript ou algo parecido(sei muito pouco sobre o assunto).
Agradeço desde já

olá neves,

O ScadaBR foi todo desenvolvido em Java (na verdade uma coleção Java+web incluindo JSP/html/css para as interfaces de usuário).

A linguagem dos scripts é o JavaScript (pra ser mais preciso hoje chamamos de ECMAScript)
Assim o usuário final (integrador de sistemas) poderá fazer programas do tipo

x = minhaEntrada.value; // le os dados de algum sensor
out = ‘’ + x * 2; // executa alguma lógica ou matemática
dp.writeDataPoint(‘minhaSaida’, out); // escreve o resultado em um equipamento físico

no caso o ScadaBR fica responsável por fazer o “trabalho duro” sem que o usuário perceba, que é comunicar com os protocolos, armazenar históricos, processar alarmes e eventos, etc.

Se quiser detalhar um pouco mais o tema do projeto a comunidade do fórum poderia te ajudar melhor com sugestões.

um abraço

Brigado ja me ajudou bastante, seria interessante eu estudar javascript?
Abraço

Oi Neves,

o melhor é vc começar lendo o “iniciando ScadaBR”
https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr

depois instalar e usar o ScadaBR
ler o manual… e assistir os videos de scadabr do youtube (os links estão no “iniciando scadabr” acima)

depois dependendo do que vc quer fazer com o Scada, vai saber se precisa ou não estudar javascript…
em geral não precisa aprofundar no javascript não, são comandos bem simples.

abç

Então ja estudei bastante, ja tenho o software instalado e ja criei algumas simulações, mas fiz coisas muito simples e estou vendo necessidade de estudar um pouco mais scripts, eu queria montar um circuito tbm mas preciso estudar um pouco mais.

Olá Neves,

Ótimo! Quando completar o projeto, poste aqui os resultados =]

É sempre bom acompanhar os projetos acadêmicos que rodam no projeto.

Abs

Colocarei sim, eu estive esta semana em Florianópolis no FMEPT apresentando um poster do meu projeto, mas ainda esta no começo e tem muita coisa pela frente, o dificil esta sendo prosseguir com o problema do HMI BUILDER