Script para desabilitar / habilitar datapoints

Olá, podem me dar um exemplo de como usar o botao (script) para habilitar / desabilitar um datapoint modbus?

Observações:
-Na hora de testar usando o botão verde com um “V” recebo a mensagem NOT IMPLEMENTED!
-A função “disableDataPoint(num_1);” (onde num_1 é o meu XID) dentro do objeto “Comandos para Datapoints” parece não funcionar.

Obrigado!

Olá,

O botãozinho de testes ainda não foi implementado, mas depois de salvar seu script aparecerá um novo ícone ao lado do ícone de salvar (um pontinho de exclamação). Clicando lá você irá rodar o seu script e ser informado se foi tudo OK ou não. (sim, é praticamente a mesma funcionalidade do botão de testar)

Adicione o objeto de Comandos de Data Point com o nome “dp” e escreva o seguinte script:

dp.disableDataPoint(‘XID_DO_SEU_PONTO’);

salve o script e clique no pontinho de exclamação para rodá-lo.

Depois em uma tela você adiciona o botão (Script) e associa ao Script criado.
Cada vez que você clicar irá executar o script.

Para que o botão seja do tipo TOGGLE (liga/desliga), basta inserir o próprio datapoint no contexto do script (como p1, por exempo) e executar o comando de disable ou enable de acordo com o valor (p1.value) do ponto, como:
if(p1.value == true)
dp.disableDataPoint(‘XID_DO_SEU_PONTO’);
else
dp.enableDataPoint(‘XID_DO_SEU_PONTO’);

O sistema de funcionamento do novo sistema de scripting é similar ao dos Meta Points (Meta Data Sources), vale a pena dar uma lida nos arquivos de Ajuda deles para ter uma idéia geral do funcionamento.

é isso,
Valeu,
Marlon Giona

1 curtida

Obrigado Marlon,
Funcionou direitinho, só que usando val_2 no lugar de dp.

Obrigado, essa nova funcionalidade vai ajudar muito no meu projeto.

Abraços

estou tentando fazer a mesma coisa...

usei o seguinte script:

f(p15.value == true)

val_2.enableDataPoint('DP_447128');

else

val_2.disableDataPoint('DP_447128');

Resultado:

Quando o sensor esta funcionando e eu clico no botão ele para de funcionar. Mas Quando ele esta parado ele não começa a funcionar.

como resolvo isso.

ainda não consegui ativar o data point.

o script:

dp.enableDataPoint('DP_177632');

sempre retorna : ERRO!

O que pode ser?

Oi phalgus,

Testei aqui e está funcionando - você adicionou o contexto do dp?

Posta umas fotos ais pra gente.

Abs