Script para calcular economia

Salve colegas.
Estou aqui tentando fazer um cálculo “simples”. Tenho corrente e tensão CA sendo monitorados pelo sistema. Necessito fazer o cálculo acumulativo (Corrente*Tensão) a cada 60 min. e multiplicar isso pelo valor do KWh, afim de calcular a economia gerada pelo sistema. È uma usina solar.
Já tentei montar script baseado nestes data points, mas não sei como coletar as informações em faixas de tempo, data, hora, etc. A ideia final é gerar um relatório com estes data points e a economia naquela faixa de tempo.
Será que isso é possível?
Agradeço muitíssimo qualquer ajuda.

1 curtida

Bom dia, se entendi corretamente você quer o cálculo em kWh atual com kWh de uma hora atrás?

1 curtida

Olá [Rogribeiro].
Obrigado pelo retorno.
Na verdade, neste momento, apenas a última hora de economia. Calcular quanto houve de economia na última hora. O próximo passo será estabelecer períodos, provavelmente, o último mês. Meu problema está sendo verificar as variações da última hora de tensão e corrente e aplicar o cálculo. Me fiz entender?

Acredito que, em vez de você tentar calcular a tensão e corrente da última hora, seria melhor você utilizar o valor da última hora já calculado. Fazendo o cálculo do valor anterior e subtraindo-o do valor atual, obtém-se a diferença. Resultados negativos indicam economia, enquanto resultados positivos indicam um consumo maior.

1- Para isso, partindo do pressuposto de que você já tenha um datasource meta em W/h (que podemos chamar de ‘CONSUMO ATUAL’).

2- Crie outro datasource meta que podemos chamar de ‘CONSUMO ANTERIOR’. Segue um exemplo para orientação sobre como replicar: o comando irá retornar o valor de consumo atual há 1 hora atrás.

Captura%20de%20tela%202024-02-29%20234050

3- Crie outro datasource meta que podemos chamar de “CÁLCULO DE COMPARAÇÃO” e aplique o cálculo de subtração entre “CONSUMO ANTERIOR” e “CONSUMO ATUAL”. Segue um exemplo para orientação sobre como fazer isso.

Captura%20de%20tela%202024-02-29%20235521

Obs. Esta orientação se baseia em comparar o mesmo datapoint em tempos diferentes, como você mencionou que é para um sistema fotovoltaico. Não sei se é bem isso que você está precisando!

1 curtida

Saudações [Rogribeiro].
Eita, isso que é aula, hehe. Kra, vou estudar este material que mandaste e implementá-lo. Volto para dar um retorno sobre os resultados.
Muitíssimo obrigado pela aula.

1 curtida

Eu que fico feliz em ajudar de alguma forma!

1 curtida