ScadaBR suporta OPC UA?

Boa tarde,
Estou tentando receber tags de um servidor OPC UA utilizando ScadaBR mas não estou conseguindo.
Estou tentando na página de Data Source escolhendo OPC Servers pra fazer comunicação.

Por acaso o ScadaBR suporta comunicação com o protocolo e o servidor OPC UA?

Estou com esse mesmo problema, com relação ao ScadaBR, até o momento pelas minhas pesquisas ele não suporta o padrão UA, somente o DA do modelo Clássico. Porém fico no aguardo de alguém aqui que souber se existe alguma alternativa ou método pra que dê certo.

Eu sei que os OPC DA e OPC UA sao equivalentes, posso ta falando besteira. Mas poderia tentar ver se o modelo de protocolo do scdabr que é o OPC DA(classico) se conctaria com o OPC UA.Esse OPC UA parece ser um otimo protocolo para comunicaçao geral com outros. Se ele for um protocolo aberto vamos trabalhar para integra-lo no SCADABR

2 curtidas

Pessoal alguém tem alguma novidade sobre comunicação do SCADABR via OPC UA?

Olá. Aqui vão alguns esclarecimentos sobre OPC DA, OPC UA e ScadaBR:

  1. O OPC DA e o OPC UA não são equivalentes. O OPC DA é uma versão mais antiga do protocolo OPC, e só era compatível com o sistema operacional Windows. O OPC UA é uma versão mais moderna e evoluída, sendo multiplataforma.
  2. O ScadaBR não suporta OPC UA, apenas o OPC DA (mais antigo). Há planos para adicionar suporte ao OPC UA no Scada-LTS (veja aqui).

Espero ter ajudado, abraços!