ScadaBR no Raspberry Pi 4 - Controle e supervisório

Bom dia a todos.
Eu gostaria de rodar o ScadaBR na minha Raspberry Pi 4, rodando também o programa de controle do projeto. Ou seja, eu quero rodar ambos apenas na Rasp. A Rasp roda o cliente ScadaBR, e também o programa Python responsável pelo controle da aplicação.
Tanto a Rasp quanto o ScadaBR são muito novos pra mim, então entendo caso seja um tópico que não agregue muito.
Eu gostaria de saber se alguém tem um exemplo de uma aplicação similar (programa python na rasp + ScadaBR rodando juntos), para que eu possa estudá-la e então começar a desenvolver o meu projeto.
Já instalei o ScadaBR 1.1 na Rasp seguindo o tutorial da Dayane Rodrigues, mas não sei muito bem como proceder deste ponto.

Grato pela atenção.

1 curtida

Bom dia!
Prezado Dener,
estou precisando da mesma coisa, você já conseguiu informações, poderia compartilhar comigo.
meu projeto é bem simples, preciso ler o sinal de um sensor na GPIO (programa em python já testado), e apresentar a leitura e a contagem das peças que passaram uma a uma e acumulado, também acrescentei um botão de reset, para zerar o contador de peças.

Boa tarde! Já tentaram utilizar o Node-red? Dá pra integrar tudo, GPIOs, ScadaBR, MQTT, ModBus. No Node-red tem nodes prontos para ler GPIOs do Raspberry e converter em inúmeros protocols que podem ser lidos pelo ScadaBR.

@DenerWerb,

Seja bem vindo ao fórum. Voce pode instalar o Scada 1.2 que funciona na raspberryPI, tem um tutorial aqui no site sobre isso.

Sobre seu supervisório, o que precisa ligar no ScadaBR?
Se os datapoints forem de algum protocolo que o ScadaBR conhece, voce pode usar isso diretamente sem precisar de python ou outra ferramenta externa. Caso seu datapoint nao seja de um protocolo que o ScadaBR trabalhe, como no caso o NodeRED, existe tutoriais por ai que explicam essa integração.

Explique o que precise detalhadamente para que possamos melhor ajudar.

@Adroaldo, voce pode escrever um tutorial para o pessoal aqui poder ler o gpio da rasp.

Para fazer seu Python falar com o ScadaBR, existe diversas formas, tem a API do ScadaBR cuja documentação esta aqui:

eu já prefiro usar o http Listener para tal. O Python lê e processa o GPIO e manda uma requisicao GET/POST para o ScadaBR