ScadaBR no Linux

Bom dia Pessoa,

Estou iniciando alguns testes com o ScadaBR em Linux para integração de uma rede de CLPs (Schneider Expert DX), porém estou tendo algumas dificuldades.

Estou rodando o ScadaBR no Ubuntu Server 12.04 x32. A instalação do ScadaBR com MySQL foi tranquila, porém não consigo comunicar o mesmo com um CLP Atos Expert DX 2450.10.

Estou usando um conversor USBSerial da própria Schneider (TSXCUSB485 - http://goo.gl/VErvm), que tem um chip FTDI, que nesta versão do Ubuntu já tem o driver (ftdi_sio) embutido.

Já estou neste cenário há alguns dias. A porta /dev/ttyUSB0 aparece no data source mas some nas tentativas de edição. Mesmo seguindo um post aqui forum (adicionando a porta na marra no source da página) meu problema é não conseguir nada nos data points, nem mesmo na tela de teste de edição do data source. Sempre obtenho a mensagem "sem resposta da rede".

Somente em uma ocasião consegui obter uma resposta no formato "valor lido ===> off" na tela de teste, mas não durou muito tempo.

A versão da lib RXTX que uso é a última disponível, baixada diretamente repositório oficial. Removi a mesma e tentei instalar a versão anterior manualmente porém o ScadaBR não reconhece a mesma.

Qual é a melhor opção para monitorar os dados enviados e recebidos na porta serial? Estou usando o slsnif mas estou em dúvida se o memso está funcionando corretamente, não vi ainda, por exemplo, nenhum dado sendo enviado do ScadaBR para a rede.

Este um problema comum? Existe algum "truque" para solucioná-lo?

Desde já, muito obrigado!

Olá, estou com as mesmas dificuldades, no meu caso estou tentando comunicar com um arduino, o problema provavelmente é de permissão do linux e/ou da librxtx, com a mesma programação do arduino e configuração do scadabr consegui fazer funcionar redondinho no windows, no linux não, dá o mesmo problema que o seu, já fiz também o mesmos passos, na última mensagem deste post http://www.scadabr.com.br/?q=node/213 vc pode ver detalhado o que já fiz e ainda nada, vamos esperar que o Diegão deve dar uma luz para nós!

Abraço!