ScadaBR_ModBus RTU-RS485

Boa Tarde!
Estou elaborando um projeto no ScadaBR que utiliza comunicação ModBus RTU com meio físico RS-485. tenho apenas dois dispositivos conectados à rede e interligados ao notbook por um conversor RS-485–>USB.
O problema é que ambus os Datas Soucers comunicam muito bem individualemente mas quando são abilitados simutaneamente, apenas o 1º a ser habilitado assume a comunicação e outro apresenta falha retornando o seguinte erro:
com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusInitException: gnu.io.PortInUseException:
Alguém sabe qual o motivo da falha? ou ja passou por isso e conseguiu resolver?

segue print das configurções dos Datas Soucers para possível apoio! desde já agradeço a todos.

Olá… voce esta usando 2 data souce serial (mestre) na rede com a mesma porta serial.
Solução 1: configure ID1 para o primeiro equipamento e ID2 para o segundo com um data souce serial.
Solução 2: Use mais um conversor USB para o segundo equipamento, isso ira gerar outra porta COM, somente assim podera ter 2 datas source serial.

Boa Sorte!

1 curtida

Carlos Oliveira, Antes de mais nada quero te ser grato pela ajuda e informação compartilhada.
Sou iniciante em automação… Sobre a sua sugestão de Solução 1: configure ID1 para o primeiro equipamento e ID2 para o segundo com um data souce serial.
Essa configuração é feita no ScadaBR mesmo ou nos parâmetros dos dispositivos?
Poderia me dar uma orientação sobre como faze-la?

Desde já muito obrigado mais uma vez!

Essa configuração é feita no dispositivo para que seja unico na rede e usada pelo ScadaBR para aquisição de dados.

Nesse exemplo estou lendo a vazão com endereço 4112 de um macromedidor de agua com ID 2, poderia ter outros equipametos iguais mudando somente o ID
image

Muito importante são as configurações de Porta, Baud rate, Data bit, Stop bits e Parity… se isso estiver igual nos dois equipamentos, escolha um para ser o ID 1 e outro com ID 2.

Após configurar, desligue o datasource e clique em pesquiar nós, na lista irá aparecer os IDs configurados.

1 curtida

Meu nobre, segui sua orientação e observei o seguinte:
1- Os dispositivos já estavam com ID’s diferentes sendo 1 e 4. mas alterei para 1 e 2, como sugerido.
2- Os datasources desativados, respondem normalmente ao teste de localizador de pontos.
no entanto quando ativados simultaneamente o ultimo apresenta uma tag de “Não confiabilidade dos valores”. e alem disso o ultimo datasource a ser ativado continua falhando a comunicação. com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusInitException: gnu.io.PortInUseException: COM7
Teria alguma outra sugestão que não seja outro adaptador, visto que pretendo encrementar outros dispositivos à rede e não seria viavel o uso de adaptador para todos.

Captura de tela 2024-07-04 134944
Captura de tela 2024-07-04 134347


Tente aumentar o Período de atualização para 30 segundos e o Timeout (ms) para 2000.
image

Quanto ao adaptador eu uso esse modelo para comunicação Modbus RTU
https://www.electools.com.br/eic-u485

e esse para Modbus TCP sobre RTU
https://www.electools.com.br/eic-eth485