ScadaBR Linux nao reconhece serial /dev/ttyACM0 do arduino

Ola amigos,

Estou há dias tentando fazer o Linux conversar com um arduino UNO, pela porta /dev/ttyACM0, sem sucesso. 

Tenho a mesma configuração instalada num Windows 8 e funciona direitinho, porém no Linux a unica porta que aparece é /dev/ttys0, que nem está efetivamente ligada.

Tentei com Debian e agora com Ubuntu 13.10, mas o problema persiste.. Já tentei mudar o código do ScadaBR forçando o nome da serial, sem sucesso

Tentei também fazer alias da porta com "ln -fs /dev/ttyACM0 /dev/ttyS0" mas também não funcionou.

Alguém tem alguma indicação do que pode ser feito?  Se necessário posso instalar qualquer versão de Linux necessária, desde que funcione..

Obrigado

Nermano

Eu também tentei tudo isto e não consegui, o que descobri foi que o problema está na librxtx-serial da versão 64 bits do linux, então, se instalar o ubuntu 32 bits vai funcionar facinho, talvez precise só de um alias. Na versão 64 bits que uso tentei até usar outras versões da librxtx-serial sem sucesso, mas tem um usuário aqui que disse ter conseguido usar no linux 64 bits com sucesso, se não me engano é o alisson, também gostaria de saber a solução para não precisar reinstalar o linux.

Att.

Eng. Fabio Durão

1 curtida

Eu apoio o que o fabio disse.

Eu estou rodando no linux ubuntu 32bits.

Mesmo no windows o 64bits dá problema.

Não sei se existe vantagem efetiva em rodar em cada um deles. o que acham?

Meu Linux é um Ubuntu de 32 bits e também apresenta esse problema.

Uma solução que encontrei foi utilizar uma porta serial normal /dev/ttys0 com um conversor MAX-232 TTL e ligar no arduino.. mas pela porta nativa USB nada feito...