ScadaBR embarcado

Criei um supervisorio para um torrador industrial de Cafe. Ficou perfeito graças a ajuda aqui do forum.

Agora gostaria de dar umup no projeto gostaria que ele funcionace sem ter que estar ligado a um pc externo.

Gostaria de saber se é possivel fazer isso usando uma placa raspberry pi e um monitor?

Qual seria o melhor equipamento para isso? gostaria muito ainda que fosse possivel rodar o sistema em uma tela com touch screen...

Claro que é possível,

Você só precisa adaptar sua interface para que seja acessível ao touch screen. O ScadaBR roda tranquilamente em um Raspberry PI, e qualquer outro PC embarcado que atenda aos requisitos Java e do ScadaBR.

Claro, estou afirmando isso sem ter testado com um Raspberry PI - mas com embarcados menos potentes. Porém, alguns conhecimentos avançados são necessário... não necessariamente de SCADA, mas do OS que se utilizará.

Att.

Amigo,

vc está devendo esta demonstração. Deve ter ficado bem interessante. Faça um video pequeno para que possamos ver ele funcionando.

Eu vou instalar ele no raspberry pi.

Vamos ver o que vai dar.

opa pode deixa que eu faço um videozinho essa semana mesmo...

Os kras levarão na feira e voltaram cheios de ideias de coisas pra melhorar o supervisorio... To trabalhando duro no bicho di novo...

kkkkk..... mais ta bom D+

Amigos,

Por incrível que pareça estou trabalhando com o mesmo sistema. Minha intensão é rodar apenas o server do ScadaBR no RaspberryPi. Inclusive está fazendo parte de um trabalho acadêmico meu.

Até o final desta semana farei a instalação. Torço para que o valente processador do RaspberryPi não sofra "engasgos".

Quem conseguir primeiro reporta aqui, vamos colaborar mutuamente!

Abraços!

Amigos,

Alguma novidade?

Abs,

Lucas

Consegui "embarcar" o ScadaBR no Raspberry Pi. Só não postei nada aqui pois consegui isto recentemente (semana passada) após um trabalho danado.

O resultado não foi muito animador. O RBpi "engasga" demais quando a interface web é aberta, o processamento vai a 100% e as respostas são lentas. Até para inicar o Tomcat ele demora mais de 3 minutos. Isso tudo com um overclock para 1GHz.

Estou agora trabalhando numa forma de otimizar o sistema para ver se executa sem este gargalo de processamento.

Em muito breve trago novidades.

Abss!

Oi pessoal,

Acredito que para melhorar o desempenho do RBpi, o kernel deve ser minimalista, com uma runtime java e sem opção de vídeo local.

uClinux é uma boa pedida. A idéia é utilizar outro PC/Tablet para acessar o supervisório via rede, assim, o RBpi não reinderiza nada, e sobra processamento e memória para o supervisório.

Abraços,

Andredobry, embarquei o escada no rasp com raspbian virgenzão, nem precisei de overclock ele ta segurando legal por enquanto..

Ainda não explorei ao máximo a aplicação até porque estou começando a entender como funciona o Scada em sim, mas por enquanto o rasp tem dado conta do recado.

Aproveito o post pra saber se alguém tem alguma documentação sobre essa conexão do scada com os i/o do raspberry. Como falei, to iniciando com o software e por falta de documentação do indo na base da, famosa, tentativa e erro.

Caso tenham alguma tutorialzinho específico para o raspberry gostaria de ter acesso.

Valeu, abraço a todos !

Eu consegui resolver a lentidão, o problema estava no Tomcat.

Minha meta para esse ano (faz parte de meu projeto) é melhorar ainda mais o desempenho e também fazer a comunicação com as portas I/O. Voltarei a mecher na próxima semana..

Abs!

Andredobry,

como resolveu o problema do Tomcat? Quero dizer, o que era? incompatibilidade, versao, etc

Entao vc esta com o scadabr funcionando no raspberry sem engasgar? Engracado que no meu micro ele tambem engasga.

posta uma dica ai.

Oi André,

Existem diversas maneiras de comunicar o ScadaBR através das IOs do Raspberry, assim como qualquer outra placa embarcada.

A mais sofisticada seria criar um protocolo para comunicação com as IOs disponíveis - dá uma olhada na wiki do projeto.

Ou você pode implementar em C, C++ ou python um serviço que verifique as IOs e escreva num arquivo ASCII. No ScadaBR é ler os arquivos com o Data Source ASCII File Reader. Mas por aqui você não vai poder escrever, então para alguns casos é interessante desenvolver o protocolo =]

O Tomcat tem algumas versões para embarcados, assim como o JRE. Dá uma fuçada e limpa tudo que você não for usar no Linux. Se puder, faz uma compilação própria do LFS, ou se tiver dificuldade usa uma versão magrinha (uCLinux, Angstrom,...)

Precisa perder algumas =] Boa Sorte ai

Oi Diego,

Tchê, da minha parte a instalação e estabilidade do scada no rpi está vencida. Agora estou quebrando a cabeça é quanto ao acionamento dos i/os pelo scada. Fora do scada eu utilizo RPI.GPIO do python e funciona perfeitamente, mas não consigo configurar para funcionar através do scada. Você tem alguma documentação que possa me ajudar ?

Especificamente eu estou travado na criação do datasource não sei qual tipo de protocolo ele vai utilizar para se comunicar com os i/o.

Legal!

Não existe um Data Source pronto para isso... pq não existe driver no ScadaBR pronto para comunicar utilizando a GPIO da RPI. Você pode desenvolver o seu data source conforme nossa wiki

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/desenvolvimento/protocolos/adicionar-protocolo-no-mango-howto

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/scada

Ou, já que você está utilizando python, podes fazer um programa em python que atualiza os valores de um data source virtual via API. O mesmo programa em python pode ler do DS e escrever dados nas GPIO.

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/scadabr

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/desenvolvimento/api-scadabr

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/desenvolvimento/api-scadabr/biblioteca-de-samples

Boa leitura =]

Meu problema de desempenho foi sanado configurando bem o Tomcat6, e limpando todo o S.O de aplicativos desnecessários.

Nos próximos dias retornarei ao desenvolvimento. Além da comunicação Modbus RTU já implementada, vou buscar a interação com o GPIO.

Então,

estou curioso para ver o desempenho do scadabr no raspberry pi. Estou estudando vários sistemas embarcados à procura de um que rode bem o scadabr. Assim vou me desligar dos micros comuns e usar o scadabr para monitorar minhas utilidades.

Algum video sobre isso?

E os sistemas que tem android 4.1. Tem como eu instalar o scadabr neles?

Se a sua intensão é utilizar o ScadaBR + Raspberry para um processo industrial, ainda não recomendo por questões de estabilidade e confiabilidade.

Este ano me dedicarei a fundo ao projeto, vamos ver quais resultados obterei. Caso contrário minha pesquisa será redirecionada para outro sistema embarcado.

Sobre o Android, mesmo tendo o kernel Linux, não é possível instalar aplicativos que não sejam voltados para o Android, pelo menos eu desconheço uma forma de fazer funcionar.

Andredobry,

então, estou também trabalhando com a ideia do raspberry mas estou com medo de comprar e perder dinheiro. Gostaria de pedir pra vc publicar suas impressões, talvez um video.

Se o raspberry não der conta vc vai partir para qual equipamento? Beagleboard? Ou será um micro comum mesmo?

Farmsid, desculpe-me pela demora...

Creio que dentro de um mês poderei te responder sobre o desempenho, pois farei testes aprofundados. Por enquanto não recomendo para aplicações indústriais e comercias, use apenas para fins de experimentação ou hobby.

O que fiz ano passado, foi só uma pequena amostra, impossível de avaliar o desempenho do RaspBerryPI em uso real.

Este mês vou realizar testes de carga, confiabilidade, estabilidade, com inúmeros I/Os, testes de interferência e compatibilidade eletromagnéticas. Enfim, simularei um ambiente industrial completo para poder comprovar o desempenho do mesmo. Se não der certo, partirei pra outra solução.

Andredobry,

eu vou ter que partir para um micro mesmo, pois estou precisando com urgência. Tenho uma aplicação para monitorar painel solar e condições ambientais. Vi que agora existe um computador com formato ITX, menor que o antigo ATX. Colocando um dualcore com 4 megas de ram acho que deve ser suficiente.

Mas não deixe de comentar sua ideia. Eu olhei o beaglebone mas está caro aqui. Então vai ter que ser um micro comum.

até