ScadaBR customization

Bom dia a todos.

Acabei de baixar o ScadaBR e ainda meio sem saber como usa-lo. Estou avaliando algumas opcoes de sistema scada para ser integrado ao nosso site, especificamente para a area de energia.Tenho algumas duvidas basicas e gostaria que alguem me esclarecesse.

1. Existe algum arquivo de teste que eu possa importar pra ver o scada funcionando?

2. Eh possivel customiza-lo para ser incluido no site da empresas?

3. Qual a plataforrma para efetuar alteracoes no sistema?

4. Eh possivel utilizar sensores de outras empresas como a Monnit? Eles possuem alguns sensores wireless que muito me interessam?

5. Eh facil utilizar outro banco de dados tipo MySQL? O que vem nele eh limitado quando ao numero de usuarios e de dados?

6. Aonde eu posso baixar os manuais de usuario e desenvolvedores?

7. Pergunta final: eh um sistema amigavel e facil de trabalhar?

Agradeco desde ja sua atencao e apoio

 

Pedro Ivo

1. Existe algum arquivo de teste que eu possa importar pra ver o scada funcionando?

não sei dizer, eh bem fácil de utilizar, basicamente você cria os data points para receber/enviar informações dos dispositivos e utilizar a tela de criação hmi para fazer a visualização. basta tirar um tempo pra brincar com ele e aprender.

2. Eh possivel customiza-lo para ser incluido no site da empresas?

Isso depende bastante do que você queira fazer, é possível inserir frames do SCADA em seu site, mesmo que seu site esteja hospedado remotamente, mas é claro que o SCADA proproamente dito será executado em um computado instalado ai na sua empresa. O SCADABR roda utilizando o tomcat/apache, então você pode até incluir o seu site no sistema, mas não o sistema no site...

3. Qual a plataforrma para efetuar alteracoes no sistema?

é tudo pela web, ao acessar a página do SCADA, com login e senha de administrador, você pode fazer as alterações. na propria pagina você monta seu supervisorio.

4. Eh possivel utilizar sensores de outras empresas como a Monnit? Eles possuem alguns sensores wireless que muito me interessam?

o scada tem suporte a protocolos como modbus por exemplo, se o seu sensor se comunicar através de um dos protocolos suportados pelo scadabr é possível comunicar sem problemas.

5. Eh facil utilizar outro banco de dados tipo MySQL? O que vem nele eh limitado quando ao numero de usuarios e de dados?

sim, bem fácil, ele ja vem com banco derby que funciona muito bem. não existe limitações de usuário, dados, tags, etc. tudo depende apenas da capacidade do seu servidor.

6. Aonde eu posso baixar os manuais de usuario e desenvolvedores?

no proprio site do scadabr tem o manual. 

7. Pergunta final: eh um sistema amigavel e facil de trabalhar?

sim, eu gostei muito, vale lembra que nada vem pronto, tudo na vida exige um esforço mínimo para fazer acontecer, e aqui não é diferente, eu ja testei alguns outros e achei o scadabr mais fácil de trabalhar do que alguns pagos até.