ScadaBR - Concentrador +BacnetIP + ModBusTCP+ HTTP receptor

Prezados, boa noite!

Criei esse tópico para compartilhar um projeto que estou terminando onde trabalho.
Primeiramente, trabalho com sistemas de supervisão (Gerenciadores) de diversos fabricantes, a maioria com tecnologia embarcada.

Conheci o software Scada a cerca de 10 meses atrás, e utilizava para funções simples como testes de protocolos ou comunicação com controladores para analise de comunicação (utilizava como uma ferramenta de analise com muitas possibilidades).

Como tenho sistemas de diversos fabricantes inclusive alguns que utilizam o ScadaBR de forma modificada, utilizei o material do site (https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/scadabr-integradores) o qual possui uma explicação detalhada de como utiliza-lo de forma concentrador bom:

Estou sincronizando cerca de 50 supervisórios ScadaBR (Fabricante EVCO) através do publisher, e tenho um computador com o SCADABR recebendo as informações, a um mês atrás, alterei o banco para MYSQL e o sistema até o momento está bem estável

Essa semana inserir outros sistemas com protocolos ModBusTCP+BacnetIP, o sistema está rodando normalmente até o momento.

Tenho cerca de 800 variáveis no total, alem de receber e coletar informações, faço requisições no banco em SQL para lógicas que criei de alarme de performance de algumas instalações industriais.

Gostaria de contribuir com o novo desenvolvimento referente a:
Parte gráfica, poderíamos ter uma opção de agrupar graficamente o layout da página.
Usuário administrador, poderia definir além dos acessos, o compartilhamento de relatórios entre usuários.
Assim que conluir o processo retorno no site informando caso encontre algum erro, o intuito é inserir no total mais de 100 sistemas.

Obrigado.
Marcelo Ferrari

1 curtida

@ferrari,

Primeiro parabéns pelo seu esforço. Eu fiquei seu fã. Estou planejando exatamente o mesmo uso, portanto vamos conversar muito.
Os meus pontos são raspberry pi 3, concentrados em um servidor.
Na sua postagem, no 4º paragrafo vc disse “instavel”, não é o contrário? falo isso pelo contexto.

Opa farmsid, obrigado pelo toque, já fiz a correção, realmente está bem estável, hoje fiz uma outra loja que temos em bacnetTCP, criei 3 usuários para o sistema compartilhando apenas o mapa principal, perfeito.

O Google tem uma API de mapas para ícones amanhã vou postar umas fotos, sinceramente, possibilidades de desenvolver são infinitas.

@ferrari,

ótimo trabalho. Na minha opinião a possibilidade de monitoramento distribuído é uma das principais características do ScadaBR.
Sobre suas ideias, vai desenvolvendo uma descrição delas. Assim, podemos chamar a atenção dos programadores para as possibilidades.
Uma foto ou vídeo é uma boa propaganda, ilustre para a comunidade.

Até