ScadaBR com ZigBee

Sou estudante de mecatrônica e atualmente bolsista, trabalhando com a rede ZigBee.

Gostaria de saber qual o nº da ID do escravo de um Xbee para colocar no Modbus Serial, ou se há outra forma de transferir os dados dos sensores para o ScadaBR.

Meus Xbees estão configurados de modo API, no qual tenho dísponível um coordenador, um roteador e um Arduino Uno.

Obrigado pela atenção.

Olá Frederico, poderia explicar melhor a sua estrutura de rede de comunicação? pode ser por uma figura mesmo, mas já da pra te adiantar algo, o ID do escravo é o número que vc definiu no código modbus descarregado no arduino, se não definiu nada, ele está por padrão igual a "1", que é o que vem no código do jpmzometa ou do andré sarmento.

Cada equipamento na rede precisa ter um ID, no seu caso, o ScadaBR sendo o mestre, seus equipamentos são escravos, então, se utilizar mais de um escravo, precisará definir 1 ID diferente para cada escravo.

Nunca trabalhei com o ZigBee, já ouvi falar muito sobre... mas deve haver alguém por aqui que conhece melhor.

Bom Fabio, não sei se é dessa forma que você que você estava pedindo, mas ta aí o que estou fazendo. Me desculpe pela falta de capricho. E gostaria de acrescentar que os Xbees estão configurados em modo API.

Perguntei o Modbus ID por que na hora que comecei a usar isso, me falaram que cada equipamento possui o seu, aí deram como exemplo o Arduino que possui o ID 10 e o CLP que é 1.

Olá amigos.
O protocolo de comunicação do zigbee não é o modbus, mas ASCII. Dá uma estudada no protocolo radiuino (se não me engano) nele tem as informações.
Cada dispositivo zigbee tem um endereço, normalmente todos enviam para um módulo central com saída serial para o computador, as informações enviadas normalmente são: ID, Bateria, Nivel de sinal, valor analógico ou digital, etc.
No protocolo do Radiuno tem um mapa que você configura para receber os dados.

O assunto é interessante, por favor poste os resultados de sua experiência,