Tenho um controladora flexis II com PIC 16f887, estou tentando conectar no scadabr via porta rs232 com conversor usb, nao estou conseguindo fazer com que o software pegue o data point da placa,,
duvidas: Eu consego rodas esta placa no scadabr? Preciso mandar alguma coisa para dentro do controlador? consigo pegar variaveis tipo temperatura com essa placa e mostra no scadabr?
Amigo, pode ser que consiga, mas precisa implementar algum protocolo no PIC para isso, nativamente ele não tem suporte. Pode criar um protocolo próprio e tentar usar um datasource ASCII Serial ou tentar o mais clássico Modbus RTU Slave, é o clássico, se pesquisar neste forum verá muitas pessoas usando ele, porém, para arduino, em uma pesquisa rápida apareceram algumas coisas para mim veja https://www.google.com.br/search?q=pic+modbus+slave&oq=pic+modbus&aqs=chrome.1.69i57j0l5.4980j0j7&sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8#q=pic+16f887+modbus+slave
Só coloquei para ter uma noção do que pesquisar, creio que modbus é o protocolo mais utilizado para esta finalidade, mas nada impede que tente escrever o seu ou procurar um outro protocolo, só tem que tomar cuidado para que o ScadaBR também tenho suporte ao mesmo protocolo.
Lembrando que o ScadaBR é modbus master e seus dispositivos são slaves. A comunicação serial é conhecido no como modbus RTU, e a comunicação por rede é conhecida como modbus TCP/IP.
no geral eu falo a mesma coisa, que o Durão. Vc precisa arranjar uma lib modbus slave para o seu modelo de PIC e grava-la no PIC, uma vez com a lib, é só criar um data source colocando os paramentros do modbus e trabalhar com o que vc quiser. O fato é que tem que carregar uma lib modbus no seu pic. Do resto fica mais facill (acredito)