ScadaBr com Ecostruxure schneider electric

Bom dia pessoal.

Sou um novo utilizador do ScadaBr.

O que eu estou tentando fazer: Comunicar o ScadaBr com o softaware Ecostruxure schneider electric através de um protocolo ethernet.

  • O ecostruxure schneider electric consegue comunicar com o softare Elipse E3 sem precisar de um CLP físico. Para a simulação ser feita é preciso fazer o download de um drive ( Driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP)) para o programa Elipse E3 conseguir simular as entradas e saídas digitais do CLP sendo simulado no ecostruxure schneider electric.

Dúvidas:

O ScadaBr tem algum drive para conseguir se comunicar com o softaware ecostruxure schneider electric. Se sim, qual?

Caso contrário existe algo que possa ser feito sem ter que usar o CLP físico, porque eu não possuo um.

Estou usando Windowns 10.

Pelo que você deu a entender, o software que você usa para se comunicar com o Elipse utiliza o protocolo Modbus. Sendo assim, sim, o ScadaBR já tem os drives de comunicação modbus pré-instalados. Para utilizar a comunicação Modbus, basta criar um “Data Source” Modbus no ScadaBR.

Por fim, caso precise apenas simular genericamente o comportamento de entradas/saídas de dados, você pode brincar com o “Data Source Virtual” do ScadaBR.

Muito bem, eu segui o manual do ScadaBr e criei o Data Source Virtual, e criei alguns data points(4 pra ser exato, igual ao manual) agora eu preciso que o ScadaBr se comunique com ip do tipo local host (127.0.0.1) do meu próprio computador e que através de tags criadas STS_LIGA, BT_LIGA/DESLIGA (no ScadaBr) do tipo “bits” se comuniquem com o simulador ecostruxure schneider electric.

O drive nesse software Elipse eu não sei como ele faz isso, mas ele tem como se comunicar com o software e ficar lendo as informações do programa rodando.

Acho que você entendeu errado. O Data Source Virtual não faz comunicação com software externo. Ele só cria algumas variáveis na “memória” do ScadaBR para você testar cenários de uso.

Se você precisa se comunicar com o software da Schneider, e este utiliza protocolo Modbus, você deve criar um Data Source do tipo Modbus (Modbus IP se seu software rodar no localhost).

Verifique no manual do software da Schneider se eles falam sobre os parâmetros da comunicação Modbus.

Eu tinha entendido errado mesmo. Vou tentar e depois retorno pra dizer se consegui.