Boa tarde pessoal!
Verifiquei que ainda não está disponível o arquivo .war para a última versão do ScadaBR, a 1.0. Alguém pode me dizer o que tenho de fazer para gerá-lo? Porque eu quero instalar essa nova versão na distribuição Debian e não consegui de forma manual... Dicas de como proceder para efetuar uma instalação manual também já ajudariam bastante.
Muito obrigado!
Instalar Apache-Tomcat7
#sudo apt-get install tomcat7
Instalar LibRXTX-java
#sudo apt-get install librxtx-java
Descompactar arquivo ScadaBR-1.0CE.zip para pasta webapps do tomcat
#sudo 7z e ScadaBR-1.0CE.zip /var/lib/tomcat7/webapps/
Descompactar arquivo mango-1.12.4.zip para pasta webapps/ScadaBR do tomcat
#sudo 7z e mango-1.12.4.zip /var/lib/tomcat7/webapps/ScadaBR
Permissão da pasta tomcat7
#sudo chown tomcat7.tomcat7 -R /var/lib/tomcat7/
Criar pasta bin na pasta do tomcat7 e permissionar
#sudo mkdir /var/lib/tomcat7/bin; sudo chown tomcat7.tomcat7 /var/lib/tomcat7/bin
Permissão para uso da serial
#sudo gpasswd -a tomcat7 dialout
Reiniciar tomcat7
#sudo /etc/init.d/tomcat7 restart
OBSERVAÇÂO: Quando você descompacta o arquivo "mango-1.12.4.zip" na pasta ScadaBR, a aplicação roda com a cara do "Mango". Caso queira que fique com a cara do "ScadaBR", basta descompactar novamente todo o conteúdo de ScadaBR-1.0CE.zip/ScadaBR em /var/lib/tomcat7/webapps/ScadaBR para sobrescrever os arquivos do mango. Parece complicado para explicar, mas na hora q vc tentar fazer, vc vai entender melhor.
Citei no exemplo o 7Zip como descompactador mas você pode usar qquer um, inclusive os de modo gráfico.
Obrigado pela resposta jleoncio!
Estou com outro problema agora, talvez você possa me ajudar. Como disse anteriormente, estou rodando o ScadaBR no Debian. Possuo um medidor de energia, o qual se comunica através do protocolo Modbus Serial com uma interface RS-485. Para fazer a comunicação, utilizo um conversor RS485-USB da FTDI.
Consigo criar o respectivo data source e ler o valor instantâneo de diversos registradores com as variáveis de interesse. Crio também os data points importantes. O problema está na leitura automática dos mesmos. Na watch list, ao selecionar um ponto, seu valor não é atualizado ou sequer aparece; o que surge é a seguinte mensagem: "Valor do ponto pode não ser confiável". E aí eu não consigo fazer e ler mais nada.
Desconfio que seja algum problema com a librxtx, mas a porta serial de comunicação é reconhecida normalmente, inclusive consigo ler valores momentâneos na tela de edição do data source.
Com o ScadaBR 0.9, este problema não é verificado. Em ambiente windows também não (já com a versão 1.0).
Tentei diversas coisas, até mesmo instalar manualmente o rxtx, sem ser através de apt-get install librxtx-java. Nesse caso sequer a porta serial é reconhecida. Estou usando open-jdk 6 e testei tanto no tomcat 6, como no tomcat 7. Os resultados são os mesmos.
Alguma ideia do que pode ser? Obrigado!
Oi Yuri,
Vou te falar que não existe mudança do Modbus do 1.0 pro 0.9.1... =/
Mas posso tentar ajudar dando uma dica (de ouro). Substituir o openjdk pelo jdk da oracle!
http://www.liberiangeek.net/2012/11/install-oracle-java-jrejdk-6-in-ubuntu-12-10-quantal-quetzal/
Funciona pro Debian tb =D
Tomcat6 e Java6 persistem!
Tenta ai e dá um grito. Abs
Diego,
tentei fazer o que está recomendado neste site, mas não funcionou. Estou usando o Debian Wheezy, e pelo que pesquisei, a Oracle decidiu não dar mais suporte java pra ele, o que complica bastante.
Ví várias dicas sugerindo alternativas para contornar este problema, como pegar a versão destinada ao Squeeze e instalá-la no Debian mesmo, mas de novo, nenhuma funcionou. Sempre apareceu uma mensagem de erro e o pacote jdk não era instalado.
Tentei muitas coisas, só que nada deu certo...
Você precisa mesmo usar o Debian Wheezy?
Se precisa, vais ter que encarar a batalha... infelizmente. É difícil as vezes debugar falhas na serial sem muita experiência e sem ter confiança nas ferramentas.
Eu já tive problemas em fazer a serial funcionar no Linux/Java/ScadaBR mas com um pouco de esforço, e utilizando as ferramentas certas, sempre consegui fazer funcionar.
Se o teu conhecimento estiver a alcance, e quiseres encarar a besta, baixa um eclipse, o código, coloca a biblioteca da seroutils e compila ai mesmo com a tua jdk o .war. Se continuar com problemas, podes usar a própria interface do Eclipse para debuggar a comunicação. Claro, isso exige conhecimento de programação Java, mas essa é a grande vantagem do opensource, você tem sempre a faca e o queijo na mão.
Além da dica do oracle-java6, não lembro de mais muita coisa que possa te ajudar... =/
Quem sabe esse Raiku te ajude
https://www.haiku-os.org/guides/virtualizing/virtualbox-linux-debugging
Abs
Oi Diego,
depois de muito tentar, consegui instalar o java da oracle. Porém, é o java 7. Minha arquitetura é arm hard float, e o java específico para armhf só está disponível a partir desta versão do java. Com o java 6, somente existe uma versão "genérica" para linux 32 bits, que não funcionou aqui. Como estou trabalhando com um sistema embarcado, outra alternativa é usar o java destinado a sistemas deste tipo, mas novamente a arquitetura hard float só é tratada pela 7ª versão. A 6ª também não funciona porque é relacionada a estruturas soft floats.
Em resumo, consegui algum sucesso somente com o java 7. Aí instalei o tomcat 6 e o ScadaBR com êxito, mas o mesmo problema de antes continua: não consigo atualizar os valores e sequer fazer uma leitura quando o data point está na watch list. A seguinte mensagem continua aparecendo: "Valor do ponto pode não ser confiável".
Na tela de criação do data source modbus serial e do data point eu consigo ler as grandezas que me interessam, na janela de teste de ponto. Acho que o problema não está na comunicação serial porque tal leitura é possível. Se houvesse uma falha, não conseguiria ler um ponto, correto?
Respondendo sua pergunta, por enquanto tenho de usar o Debian Wheezy pois é a imagem disponibilizada pelo fabricante e com a qual é possível explorar todas as funções do sistema. Quanto a conhecimentos de java, eu não possuo, então seria um caminho bem complexo.
Será que este problema não é da nova versão do ScadaBR? Porque com o 0.9 funciona perfeitamente, inclusive com o open-jdk.
Potz,
Ta, mas essa falha na aquisição dos pontos não ocorre com a versão 0.9.1 do ScadaBR?
Tudo bem utilizar o Java7 ... se você puder viver sem os scripts =/
Já temos um código em que os scripts funcionam no Java7, https://sourceforge.net/p/scadabr/code/HEAD/tree/branches/drf-java7-ce/
Mas ele não foi validado como um todo. Sei que a jornada ai está grande, mas talvez seja a hora de você começar a compilar seu próprio .WAR.
Att.
Isso mesmo, a falha não ocorre com a versão 0.9.1, somente com a 1.0.
Ah, tudo bem, eu só queria ao menos agora descobrir se o erro é fruto realmente do java, mas pelo visto, não.
Cara, estou tendo o mesmo problema. Vc conseguiu resolver?
Não consegui resolver. Voltei para a versão 0.9.1 mesmo...
Vou instalar mais uma vez o scadabr no linux para ver se o erro persiste.
ScadaBR1.0CE.zip onde encontro?? Quando coloco para baixa no linux ele ja vem em ".war" e no "ruindows" vem em ".exe"
Caro Alisson. Desculpe a confusão, mas no descritivo cita o arquivo .zip ao invés do .war pq eu baixei a instalação manual do ScadaBR no windows e copiei num pendrive para o linux.
Boa tarde pessoal, tudo bem ?
Alguem conseguiu resolver o probelma da comunicação Modbus Serial na versão 1.0CE? Estou com esse problema tanto na versão do Lubuntu 15.04 e no Windows XP, no Windows 8 não é verificado esse problema, porém utilizando JRE8.
Para resolver meu problema, tanto no Linux, quanto no Windows, tive que retroceder a versão 0.9.
Se alguem conseguir e puder compartilhar, serei grato,
Obrigado,
Marcel Martine