Olá, olha eu mais uma vez aqui, das últimas vezes não estava conseguindo nem comunicar com o CLP, hj já consigo fazer o ScadaBR conversar em ModBus IP com o CLP GE 90-30, já consegui montar meu supervisório, já consegui até colocar para ter acesso pela internet, o projeta está realmente muito fera, quando eu terminar tudo vou postar aqui a minha aplicação para poder ajudá-los.
SITUAÇÃO: Bom, mas vamos ao que interessa, estou fazendo o supervisório para um laboratório remoto, a idéia é ter acesso via PC pela internet ou na rede (até aqui já está funcionando) e ter acesso via celular tb, meu celular até consegue entrar na página de login do ScadaBR, mas de cara ele já avisa que não vai funcionar por causa do meu navegador que é o Opera Mini 6, meu celular é ching-ling, só comprei pra isso mesmo e ele não tem suporte a um navegador melhor (assim como a maioria dos celulares), então com isso eu não consigo acessar o ScadaBR, aí fuçando na net descobri um projeto específico para celular e gratuito que é o iPHC2.1, aqui o site (http://www.iphonehomecontroller.com/ PS. Não precisa de um iPhone) , ele é feito em PHP com banco de dados em MySQL, tem como servidor o Apache 2 (na verdade ele usa o XAMPP, antigo LAMPP do linux, agora multiplataforma que é um conglomerado juntando todos esses programas que falei, ótimo pra quem não domina essa área) e o melhor é que não precisa ser instalado no celular como todos os pagos que eu vi, só na máquina servidora, assim como ScadaBR (até aqui tb consegui fazer funcionar, já até na internet).
PROBLEMAS: Apesar do iPHC2.1 ser visivel pela internet ele ainda não conversa com o ScadaBR ou com o CLP, como é que eu faço para o iPHC2.1 conversar com o ScadaBR? Pensei que se eu conseguisse escrever os valores do iPHC direto no Banco de Dados Derby do ScadaBR poderia dar certo, ou talvez trocar o banco de dados do ScadaBR pelo MySQL que aí ia ficar com o mesmo banco de dados do iPHC, sei que o iPHC foi feito para ser usado em automação residencial no sistema X10 que não usa CLP e sim um módulo ligado a usb do pc e a tomada, transformando a informação em um sinal modulado dentro da rede elétrica, porém tenho certeza que é possível reprogramar esta parte, tenho uma noção média de HTML, minha dificuldade é com o PHP do iPHC mas quanto a isso dou um jeito, o que parece ser mais difícil é mexer com o JAVA do ScadaBR, é tudo meio escondido, exemplo, vou fazer uma página inicial na qual vc escolhe se está usando um CELULAR ou um PC, nessa tela ia ter usuário e senha, a idéia é depois de preenchido o usuário e senha se eu clicar em CELULAR, essa página ia verificar no iPHC se a senha está certa e logar, isso é mais fácil, se invés de CELULAR eu clicar em PC ele ia verificar se a senha do ScadaBR está certa e logar, isso parece ser impossível de ser feito visto que não consigo achar onde fica a página de login para ter acesso ao seu código e descobrir como implementa-lo na minha página inicial, to quase desistindo desta parte e deixando que a senha seja colocada direto na página do ScadaBR ou do iPHC, resumindo minha dificuldade maior está em fazer o iPHC conversar com o ScadaBR, ah, até pensei que talvez aquele trem do PUBLISHERS pudesse ajudar em algo, mas não sei como funciona, ajudem aí quem puder, por favor!
SUGESTÃO: Esse supervisório que estou montando é para fazer o ensaio de motores em vazio e com carga de um laboratório a distância, ah principio é isso, porém estou sentindo a falta de algum gerenciamento de prioridades de usuários, por exemplo tenho 2 professores neste projeto e alguns alunos que vão ter acesso a este supervisório, se um professor estiver logado no ScadaBR e começar a fazer o Ensaio do motor e um aluno chegar no sistema, este aluno não poderá modificar o que o professor fez ou interromper o processo no meio, quanto a isso tem solução, é só criar um usuário para os alunos com permissão apenas de leitura ok, agora e se um professor estiver fazendo o Ensaio e o outro professor tb se logar eu não tenho como dar mais prioridade para um do que para outro, visto que ambos terão permissão de escrita no Supervisório, creio que a prioridade poderia ser feita de algumas formas diferentes, quem está a mais tempo ter prioridade, ou um usuário ter mais prioridade que outro mesmo que ambos possam escrever e além disso seria importante que tivesse uma tela ou quadro o tempo todo mostrando os usuários online (logados) e quantos são porque no meu caso provavelmente vai existir uma senha universal para todos alunos que quiserem só bisbilhotar, só com permissão de leitura, poderia ser um usuário aluno, porém podem ter 5 pessoas ao mesmo tempo logadas como alunos, o mesmo pode acontecer para os professores, se não for muita pretenção e tiver como incluir esta alteração nesta próxima versão 0.9 seria ótimo, alias, para que dia está previsto o lançamento?
Obrigado por lerem até aqui, isso pra quem conseguiu, rs, como sempre meus comentários são enormes, abraço a todos e parabéns pelo projeto, está cada dia melhor!