Olá pessoal, olha eu aqui de novo!
Comecei os testes com um datasource real do tipo Modbus serial.
Na primeira vez que tentei instalar o RXTX, não tinha conseguido. Hoje baixei a versão mais recente (rxtx-2.1-7-bins-r2) e aparentemente consegui instalar. No site do rxtx são indicadas vários métodos de instalação, apenas copiei os 2 arquivos para as pastas correspondentes (“RXTXcomm.jar” para “/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/lib/ext” e “librxtxSerial.so” para “/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/lib/amd64”). Como meu sistema é um Ubuntu Server x64, peguei o “librxtxSerial.so” da pasta “x86_64-unknown-linux-gnu”. É essa a versão correta para o meu sistema? Há algo mais que deve ser feito na instalação?
Aparentemente funcionou porque estou usando um conversor usb>serial, e ao criar um datapoint do tipo Modbus serial no ScadaBR aparece, na opção de porta, a porta correta: /dev/ttyUSB0. Porém, com o datasource desabilitado, quando mando ele pesquisar por nós ele fica eternamente com a mensagem “Iniciando procura…” (nunca aparece a porcentagem). E, pior, quando mando ele ler dados do modbus o Tomcat cai.
Consegui fazer os mesmos testes, com o mesmo conversor usb>serial, em uma instalação do ScadaBR no Windows e tudo funcionou de acordo.
Fiz testes também com um datasource do tipo modbus TCP/IP. Eu tenho um medidor com protocolo mbus, então comprei um conversor de protocolo mbus > modbus TCP/IP. Depois de apanhar um pouco consegui fazê-lo funcionar. Consigo pegar os dados do meu medidor via web.
Mas o datasource modbus serial continua com o mesmo problema. Alguém já conseguiu fazer o RXTX funcionar?
Rodrigo,
Também tive problemas com o RXTX, tenho instalado o ScadaBR em um notebook com S.O. Kubuntu 10.10 64bits. Substitui a versão que o tutorial indicava pela 2.2pre2, após este procedimento, funcionou beleza em uma rede Modbus RTU serial. Estive com dúvida parecida, que foi respondida por um membro do fórum, como transcrevo abaixo:
Olá!
Qual a versão do RXTX você instalou? Existe a 2.1-7 e a 2.2pre2. Percebemos que a 2.2pre2 funciona melhor que a 2.1-7 para ambientes 64bits. Tenta substituir a versão do RXTXComm.jar e nos avise se deu certo!
Boa sorte,
GTL
Oi Huliano, obrigado pela resposta!
Substitui os arquivos, mas fiz isso remotamente, apenas na segunda conseguirei testar.
Depois dos testes posto aqui os resultados.
Também confirmo que para o meu sistema ubuntu 64 bits, usando a API rxt EDIT: resolve o problema de queda do tomcat.
EDIT: TENHO QUE TESTAR NOVAMENTE: Motivo: Havia instalado a IDE de programação do Arduino, eis que descubro que ele instala, sem possibilidade de descartar, rxtx-java, que pode estar na versão 2.2 pre 2- 3, e parou de funcionar o datasource serial do scadabr.