RSLinx OPC Server e outros servers - Não aparecem tags na lista para inserir

Boa Noite!

Comecei a experimentar o ScadaBR e estou gostando muito dele. Achei-o muito inteligente.

Como a variação de protocolos de CLP é imensa, estou tentando me especializar na comunicação por OPC.

Configurei o ScadaBR para comunicação por OPC DA, apontei o servidor para RSLinx OPC Server e cliquei no botão “Listar TAGs” e nada acontece.

Verifiquei que o RSLinx é carregado, no OPC Group Diagnostics aparece um grupo criado com 621 itens, mas não aparece um item sequer para ser adicionado. Testei com outros servidores, inclusive o “MatrikonOPC Server for Simulation” e nenhum ítem aparece na lista. Lembrando que esses servidores funcionam perfeitamente com qualquer cliente OPC.

Será que ele não carrega por haver muitos tags? Mas no “MatrikonOPC Server for Simulation” são poucos tags e ele também não funciona!

Existe alguma maneira de criar um data point inserindo o endereço da tag OPC manualmente? (Seria interessante né?)

Ex: “CLP.N7:0/0” Seguindo o padrão de endereço do OPC. (Nome do tópico do CLP . Endereço)

Fico no aguardo pela ajuda.
Muito Obrigado.

Olá Rodrigo,

Já tivemos algum caso parecido com esse e estamos considerando exatamente essa abordagem, de permitir digitar o nome da Tag manualmente. Está na nossa “fila” de tarefas para os próximos 15 dias, mais ou menos.

Enquanto isso, por favor confirme se vc seguiu o manual do OPC que colocamos no ar, com os passos para liberar as portas do OPC e as exceções DCOM. Estas informações se encontram na seção de Downloads, embaxo de “Documentação”.

um abraço
Victor

Não só segui os passos, como tive que procurar mais sobre o assunto, pois os servidores não apareciam na listagem de data source dizendo “Acesso negado” e após fazer tudo que foi mencionado no manual do ScadaBR, o problema não fora resolvido. Tive que garimpar na net para achar um ajuste de diretiva local de segurança que dizia: “Acesso a rede: Compartilhamento e modelo de segurança para contas locais” tinha que ser ajustado para: “Clássico - os usuários locais são autenticados como eles próprios”. Após isso, os servidores apareceram.

O único servidor OPC que aparece a listagem de tags foi um OPC Server simulador da Graybox. Isso prova que o problema não é geral, pois esse apareceu a listagem.

Não só segui os passos, como tive que procurar mais sobre o assunto, pois os servidores não apareciam na listagem de data source dizendo “Acesso negado” e após fazer tudo que foi mencionado no manual do ScadaBR, o problema não fora resolvido. Tive que garimpar na net para achar um ajuste de diretiva local de segurança que dizia: “Acesso a rede: Compartilhamento e modelo de segurança para contas locais” tinha que ser ajustado para: “Clássico - os usuários locais são autenticados como eles próprios”. Após isso, os servidores apareceram.

O único servidor OPC que aparece a listagem de tags foi um OPC Server simulador da Graybox. Isso prova que o problema não é geral, pois esse apareceu a listagem.

Olá Rodrigo,

Acho que essas informações ajudam. Vamos dar uma aprofundada na OPC pois realmente tem algumas sutilezas, isso vem da DCOM e requer algum estudo.

Engraçado funcionar só com o Graybox (que é um dos simuladores mais simples), nós também temos ele aqui. Nos nossos testes falamos com Matrikon, Iconics etc. apenas seguindo os passos do nosso tutorial.

Bom, se não for informação demais, pode nos dizer se tua máquina é 7, Vista (home, business, ultimate), ou XP com SP2, SP3 etc.? Os modelos de segurança tem uma infinidade de detalhes diferentes entre as múltiplas versões do windows, mas podemos tentar simular um ambiente o mais parecido possível com o seu. Com a OPC acontece “de tudo um pouco”, às vezes é só o Windows ligando o Firewall sozinho :slight_smile:

obrigado

Boa noite!

O windows que estou usando é o XP Pro Sp3. Estou com o firewall desligado e mesmo assim não funciona a listagem.

Aproveitando o assunto, não seria possivel a listagem aparecer em um frame com a barra vertical de rolagem, pois se por exemplo for requisitada a listagem das tags de um CLP de grande porte, a quantidade de tags pode passar muito de 50.000 tags e aí acho que ficaria muito difícil expor todos estes em lista corrida, ainda mais quando tiver que selecionar e for envergar o link adicionado no final da lista.

O que vocês acham?

Olá Rodrigo,

Estou com o mesmo problema.

Não consegui selecionar o TÓPICO OPC do RSLinx.
Testei no Elipse e funcionou 100%.

Pelo o que percebi o CLIENT OPC do SCADABR só funciona com servidores OPC que possuem apenas um TÓPICO.É importante verificar se a versão do RSLinx que está usando possuí o recurso OPC.

olá,

bom essa parte sobre funcionar com apenas 1 tópico é uma hipótese mas eu não tenho como verificar, vou passar para o pessoal do driver OPC. se a dúvida persistir vamos ter que falar com o pessoal do utgart alemão que desenvolveu o protocolo.

infelizmente não foi possível consertar o OPC completamente (ainda) mas já vai ser entregue uma nova versão com algumas melhorias. por exemplo no caso de encontrar o servidor e não ter “browse tags”, será possível digitar diretamente o nome desejado da tag.

se alguém puder disponibilizar/emprestar o RSLinx (ou outros sistemas com OPC problemático) com intruções de teste mais detalhadas para o pessoal da fundação CERTI, ficariamos muitíssimo agradecidos.

para entrar em mais detalhes podem enviar uma mensagem no “contato” do site do scadabr.

abraço
victor